ATENÇÃO:
ACEITAMOS APENAS CURTAS BRASILEIROS (DE ATÉ 20 MIN) DIRIGIDOS POR CINEASTAS MULHERES E/OU CUJA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA A(S) PROTAGONISTA(S) SEJAM MULHERES. ENTENDE-SE POR MULHERES TODAS AQUELAS QUE TEM IDENTIDADE DE GÊNERO FEMININO.

ATTENTION:
ONLY BRAZILIAN SHORT FILMS (UNDER 20 MIN) THAT HAS WOMEN DIRECTING OR AS A PROTAGONIST OF THE FILM. WE UNDERSTAND AS WOMEN ALL THOSE WITH A FEMALE GENDER IDENTITY.

Descrição do Evento:

A Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA é realizada pelas produtoras Segredo Filmes, Olho de Vidro Produções e Moara Rocha Produções e apresenta na terceira edição curtas brasileiros de ficção, documentário, animação, experimental e híbrido, de até 20 minutos de duração, dirigidos por mulheres e/ou com mulheres como protagonistas. Entende-se por mulheres todas aquelas que tem identidade de gênero feminino.

A linha curatorial da Mostra tem a proposta de dar visibilidade à produção fílmica de mulheres contemplando a diversidade das temáticas, abordagens e gêneros, sem deixar de lado a qualidade fílmica das obras, além de – através da programação – fomentar discussões, rodas de conversa, bate-papos que exponham todo o tipo de violência e intolerância contra a mulher. Através dos filmes e das atividades paralelas, a Mostra problematiza e diz não ao machismo, ao sexismo, ao racismo, à lgbtfobia, a violência contra a mulher e todas formas de opressão que urgem por telas e espaços de desconstrução cultural e social.

A programação da "Mostra Selecionada" é competitiva e nela teremos os seguintes prêmios:

1 - "Melhor Filme"
2 - "Melhor Roteiro"
3 - "Melhor Direção"
4 - "Melhor Atriz"

A "Mostra Matinê" premia a Melhor Animação.

Será concedido também o “Prêmio Especial Marielle Franco” para o Melhor Filme com temática em direitos humanos.

A critério do júri, a 3ª Mostra poderá conceder ainda outros prêmios especiais, destaques e/ou menções honrosas.

REGULAMENTO DA 3ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA

DISPOSIÇÕES GERAIS

I – A 3ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA é realizada pelas produtoras Segredo Filmes, Olho de Vidro Produções e Moara Rocha Produções. A Mostra acontecerá na cidade de Salvador, de 25 a 31 de Março de 2019, na Sala Walter da Silveira/DIMAS (Barris), no Teatro do Goethe-Institut Salvador/Bahia (Corredor da Vitória) e no Cine Teatro SESC Pelourinho (Pelourinho) .

II – Estão aptos a participar da 3ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA curtas metragens de ficção, documentário, animação, experimental e híbrido, de até 20 minutos de duração incluídos os créditos, dirigidos por cineastas mulheres e/ou cuja produção cinematográfica a(s) protagonista(s) sejam mulheres. Entende-se por mulheres todas aquelas que tem identidade de gênero feminino.

III – A 3ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA é composta por uma programação de quatro mostras diferenciadas: "Mostra Selecionada" (de caráter competitivo), "Mostra Matinê" (de caráter competitivo), "Mostra Encontro: somos todas uma" (de caráter não competitivo) e "Mostra Convidada" (de caráter não competitivo).

IV – Estão aptas a participar da "Mostra Selecionada" as produções que tenham sido concluídas a partir de janeiro de 2017.

V – Estão aptas a participar da "Mostra Matinê" curtas infanto-juvenis, animação e live action realizados a partir de janeiro de 2016.

VI – A "Mostra Encontro: somos todas uma" será composta por curtas de festivais e mostras parceiras da 3ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA.

VII – A "Mostra Convidada" será composta por curtas convidados pelas diretoras da 3ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA.

VII – A seleção dos curtas para a "Mostra Selecionada" e a "Mostra Matinê" será realizada por uma comissão nomeada pela direção da 3ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA, tendo seu resultado irreversível e irrecorrível. Os trabalhos não selecionados poderão integrar outras edições da Mostra, salvo expressa manifestação em contrário.

A INSCRIÇÃO

I – As inscrições devem ser realizadas pelos representantes legais dos filmes no endereço ( link a ser divulgado nas nossas redes sociais), por meio do Formulário de Inscrição, ou através da plataforma FilmFreeway, entre os dias 01 de setembro e 31 de dezembro de 2019.

II – Em hipótese alguma será válida a inscrição fora do prazo estabelecido.

III – Os curtas devem ser enviados somente por link privado (vimeo ou youtube), devendo a senha ser mantida até o dia 20 de abril de 2019.

IV – Todos os filmes devem ser enviados com legendas em português quando não falados em português.

V – Cada realizador e/ou produtora pode enviar até duas obras.

VI – Conforme citado nos itens IV e V das Disposições Gerais, a "Mostra Selecionada" e a "Mostra Matinê" estão abertas à inscrição pública.

A SELEÇÃO

I – As produções selecionadas serão exibidas segundo programa preparado pela organização da 3ª Mostra.

II – A direção da 3ª Mostra se reserva o direito de convidar filmes não-inscritos para compor a programação.

III – Selecionados: a/o representante de cada produção selecionada - residente na cidade de Salvador - assume o compromisso implícito de assegurar a sua presença no dia da exibição do filme na 3ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA com a finalidade de participar de um bate-papo com o público após a exibição. Se por motivo de força maior a/o representante não puder estar presente no dia acordado com a produção, ela/ele se compromete a enviar uma/um representante, participante do filme, no dia da exibição do curta na Mostra. Para evitar qualquer dúvida, esta cláusula refere-se apenas às produções realizadas na cidade de Salvador/Bahia.

IV– A seleção oficial será anunciada para o público e imprensa até o dia 5 de março de 2019.

A PREMIAÇÃO

I - O júri selecionado pela organização da 3ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA premiará filmes da “Mostra Selecionada”, da "Mostra Matinê" e concederá o “Prêmio Especial Marielle Franco”.

II - Dado o cunho independente da 3ª Mostra, a premiação é simbólica e não monetária.

III - Os princípios norteadores para premiação dos filmes são: qualidade técnica, estrutura narrativa, respeito aos direitos humanos, valorização da diversidade e protagonismo feminino.

IV - Serão concedidos os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Diretora e Melhor Atriz para os curtas da “Mostra Selecionada”, o prêmio de Melhor Animação para um filme da “Mostra Matinê” e o “Prêmio Especial Marielle Franco” para o melhor filme com temática em direitos humanos. A critério do júri, a 3ª Mostra poderá ainda conceder premiações extras tais como: especiais, destaques e/ou menções honrosas.

V - Os troféus serão entregues de acordo com a disponibilidade da organização, tendo como prazo de entrega a quarta edição da Mostra.

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS

I – O representante de cada produção (pessoa física ou jurídica) ao inscrever o filme na 3ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA declara que está autorizado a comprometer o filme em exibição e aceita os termos e condições deste regulamento.

II – O representante de cada produção (pessoa física ou jurídica) ao inscrever o filme declara que deverá indenizar e isentar a 3 ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA contra todas e quaisquer reivindicações, responsabilidades, perdas, danos e despesas (incluindo, mas não limitado a honorários advocatícios e custos de tribunal) que pode ser efetuado por motivo de qualquer reclamação envolvendo direitos autorais, marcas, créditos, publicidade, exibição, perda ou dano aos filmes de seleção inscritos.

SOBRE LOCAIS DE APRESENTAÇÃO DOS FILMES:

A ação acontece em:

1) Sala Walter da Silveira - com 200 lugares, situada nos Barris, bairro central de Salvador, ao lado do Metrô Lapa e gerida pela DIMAS - Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

2) Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia - com 119 lugares, no Corredor da Vitória, área nobre da cidade que margeia a entrada da Baía de Todos os Santos, um dos bairros mais famosos de Salvador.

3) Cine Teatro Sesc Senac Pelourinho - com 220 lugares, situado no Complexo Turístico Sesc Senac Pelourinho, no bairro do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Casos não previstos por este regulamento serão analisados e resolvidos pela direção da 3ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA, sendo sua decisão soberana.

Hilda Lopes Pontes, Lilih Curi e Moara Rocha
Diretoras e Produtoras da 2ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA
Salvador, 31 de agosto de 2018

Overall Rating
Quality
Value
Communication
Hospitality
Networking
  • Julia Danesi

    Although I couldn't be present at the exhibition (it was in another state of Brazil), the production contacted me and was very receptive.

    April 2018
    Logo
    Response from festival:

    Thank you, Julia!

  • amazing festival wich promote the female cinema in the wolrd

    April 2018
    Logo
    Response from festival:

    Thank you, Beto!

  • Muito bom! Fui muito bem recebido e a Mostra está cada vez mais organizada!

    April 2018
    Logo
    Response from festival:

    Gratidão, Calebe! Estamos juntxs!!!