ATENÇÃO:
ACEITAMOS APENAS CURTAS BRASILEIROS (DE ATÉ 20 MIN) DIRIGIDOS POR CINEASTAS MULHERES E/OU CUJA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA A(S) PROTAGONISTA(S) SEJAM MULHERES. ENTENDE-SE POR MULHERES TODAS AQUELAS QUE TEM IDENTIDADE DE GÊNERO FEMININO.

ATTENTION:
ONLY BRAZILIAN SHORT FILMS (UNDER 20 MIN) THAT HAS WOMEN DIRECTING OR AS A PROTAGONIST OF THE FILM. WE UNDERSTAND AS WOMEN ALL THOSE WITH A FEMALE GENDER IDENTITY.

Descrição do Evento:

A 2ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA é realizada pelas produtoras Segredo Filmes, Olho de Vidro Produções e Moara Rocha Produções e apresenta em sua segunda edição curtas brasileiros de ficção, documentário, animação, experimental e híbrido, de até 20 minutos de duração, dirigidos por mulheres e/ou com mulheres como protagonistas. Entende-se por mulheres todas aquelas que tem identidade de gênero feminino.

A linha curatorial da Mostra tem a proposta de dar visibilidade à produção fílmica de mulheres contemplando a diversidade das temáticas, abordagens e gêneros, sem deixar de lado a qualidade fílmica das obras, além de – através da programação – fomentar discussões, rodas de conversa, bate-papos que exponham todo o tipo de violência e intolerância contra a mulher. Através dos filmes e das atividades paralelas, a Mostra problematiza e diz não ao machismo, ao sexismo, ao racismo, à lgbtfobia, a violência contra a mulher e todas formas de opressão que urgem por telas e espaços de desconstrução cultural e social.

Awards & Prizes

A programação da "Mostra Selecionada" é competitiva e nela teremos os seguintes prêmios:

1 - "Melhor Curta"
2 - "Melhor Roteiro"
3 - "Melhor Direção"
4 - "Melhor Atriz"

Rules & Terms

REGULAMENTO DA 2ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA

DISPOSIÇÕES GERAIS

I – A 2ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA é realizada pelas produtoras Segredo Filmes, Olho de Vidro Produções e Moara Rocha Produções. A Mostra acontecerá na cidade de Salvador, de 29 de Março a 01 de Abril, no Goethe-Institut Salvador/Bahia (ICBA - Corredor da Vitória).

II – Estão aptos a participar da 2ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA curtas metragens de ficção, documentário, animação, experimental e híbrido, de até 20 minutos de duração incluídos os créditos, dirigidos por cineastas mulheres e/ou cuja produção cinematográfica a(s) protagonista(s) sejam mulheres. Entende-se por mulheres todas aquelas que tem identidade de gênero feminino.

III – A 2ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA é composta por uma programação de quatro mostras diferenciadas: "Mostra Selecionada" (de caráter competitivo) & "Mostra Matinê", "Mostra Encontro: somos todas uma" e "Mostra Convidada" (de caráter não competitivo).

IV – Estão aptos a participar da "Mostra Selecionada", ou seja, competitiva, apenas produções que tenham sido concluídas a partir de janeiro de 2016.

V – Estão aptos a participar da "Mostra Matinê", apenas curtas infanto-juvenis, animação e live action realizados a partir de janeiro de 2014.

VI – A "Mostra Encontro: somos todas uma" será composta por curtas de festivais e mostras parceiras da 2ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA. Os parceiros da 2ª Mostra são: "Cine Kurumin - Festival de Cinema Indígena"; "For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual", "Mostra Cine Dendê " & "Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres".

VII – A "Mostra Convidada" será composta por curtas convidados pelas diretoras da 2ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA.

VII – A seleção dos curtas para a "Mostra Selecionada" e a "Mostra Matinê" será realizada por uma comissão nomeada pela direção da 2ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA, tendo seu resultado irreversível e irrecorrível. Os trabalhos não selecionados poderão integrar outras edições da Mostra, salvo expressa manifestação em contrário.

A INSCRIÇÃO

I – As inscrições devem ser realizadas pelos representantes legais dos filmes no endereço ( https://goo.gl/w6BGA6 ), por meio do Formulário de Inscrição ou por meio das plataformas FilmFreeway, entre os dias 30 de novembro de 2017 até 25 de janeiro de 2018.

II – Em hipótese alguma será válida a inscrição fora do prazo estabelecido.

III – Os curtas devem ser enviados somente por link privado (vimeo ou youtube), devendo a senha ser mantida até o dia 20 de abril de 2018.

IV – Todos os filmes devem ser enviados com legendas em português quando não falados em português.

V – Cada realizador e/ou produtora pode enviar até duas obras.

VI – Conforme citado nos itens IV e V das Disposições Gerais, a "Mostra Selecionada" e a "Mostra Matinê" estão abertas à inscrição pública.

A SELEÇÃO

I – As produções selecionadas serão exibidas segundo programa preparado pela organização da 2ª Mostra.

II – A direção da 2ª Mostra se reserva o direito de convidar filmes não-inscritos para compor a programação.

III – Selecionados: a representante de cada produção selecionada para a 2ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA assume o compromisso implícito de assegurar a sua presença no dia da exibição do curta-metragem. O representante participará de um bate-papo com o público após a exibição. Os casos de exceção referem-se aos representantes residentes fora da cidade de Salvador/Bahia. Ou seja, os filmes selecionados que forem de Salvador devem enviar um representante no dia de exibição do curta na Mostra .

IV– A seleção oficial será anunciada para o público e imprensa até o dia 5 de março de 2018.

A PREMIAÇÃO

I - O júri selecionado pela organização a 2ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA premiará as melhores obras da “Mostra Selecionada”;

II - Dado o cunho independente da 2ª Mostra, a premiação é simbólica e não monetária.

III - Os princípios norteadores para premiação dos filmes são: qualidade técnica, estrutura narrativa, respeito aos direitos humanos, valorização da diversidade e protagonismo feminino.

IV – Serão premiados o "Melhor Curta", o "Melhor Roteiro", a "Melhor Direção" e a "Melhor Atriz";

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS

I – O representante de cada produção (pessoa física ou jurídica) ao inscrever o filme na 2ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA declara que está autorizado a comprometer o filme em exibição e aceita os termos e condições deste regulamento.

II – O representante de cada produção (pessoa física ou jurídica) ao inscrever o filme declara que deverá indenizar e isentar a 2 ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA contra todas e quaisquer reivindicações, responsabilidades, perdas, danos e despesas (incluindo, mas não limitado a honorários advocatícios e custos de tribunal) que pode ser efetuado por motivo de qualquer reclamação envolvendo direitos autorais, marcas, créditos, publicidade, exibição, perda ou dano aos filmes de seleção inscritos.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Casos não previstos por este regulamento serão analisados e resolvidos pela direção da 2ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA, sendo sua decisão soberana.

Hilda Lopes Pontes, Lilih Curi e Moara Rocha
Diretoras e Produtoras da 2ª Mostra LUGAR DE MULHER É NO CINEMA
Salvador, 28 de novembro de 2018