O vistacurta foi criado em 2010, na expectativa de descobrir e dar a conhecer a produção audiovisual ligada à região de Viseu. Desde 2017, inclui também filmes nacionais que perspectivam a questão do interior de Portugal.

Com a divulgação de centenas de filmes, participação de realizadores consagrados do cinema português e internacional, mostras paralelas e momentos em que a divulgação e o estudo do Cinema, como arte e cultura, são pensados, o programa constitui-se como pólo de relevo no panorama cultural e, em particular, do cinema e audiovisual, na região.

COMPETIÇÃO LOCAL
A competição local é dedicada aos filmes realizados no distrito de Viseu ou por autores do distrito de Viseu, sejam estudantes de cinema, auto-didactas ou outros talentos que despontam para a arte cinematográfica (são admitidos todos os filmes que cumpram um ou ambos os requisitos).

COMPETIÇÃO NACIONAL - "AQUI NA TERRA"
Todos os filmes que perspectivam a questão da INTERIORIDADE, de produção nacional. A partir de "Aqui na Terra" de João Botelho, que reflectia sobre um país de altos contrastes e grandes clivagens sociais chamado Portugal, procuraremos mostrar obras sobre alguns dos temas que mais inquietam o nosso presente.

PRÉMIOS
🏆 Melhor Filme “Competição Local” → 1500€
🏆 Melhor Filme “Aqui na Terra” → 1500€

O vistacurta tem como objectivo a aposta na produção independente, maioritariamente regional, mostrando também a produção nacional que interpela a interioridade, reflectindo a importância de uma prática política e artística no cinema.

As inscrições decorrem de 01 de Fevereiro 2020 a 30 de Junho de 2020.

ELEGIBILIDADE
São admitidos para a competição documentários, ficções, filmes experimentais, animações e vídeos musicais, em suportes digitais, produzidos em 2019 ou 2020, de duração igual ou inferior a 30 minutos. Para elegibilidade específica nas categorias "Competição Local" e "Aqui na Terra", consultar a secção "Awards & Prizes".

Não há limite ao número de obras que cada realizador/produtor pode apresentar. Não serão admitidos a concurso filmes enviados nas edições anteriores do vistacurta. Obras em língua estrangeira devem estar legendadas em português.

O vistacurta não cobra qualquer taxa de inscrição. Os filmes podem ser submetidos ao vistacurta através do FilmFreeway ou preenchimento de formulário Google, disponível em http://vistacurta.pt/.

Da inscrição via FilmFreeway deve constar a ficha técnica, dois fotogramas do filme, uma breve bio-filmografia do realizador e a lista de festivais em que o filme participou à altura da inscrição.

SELECÇÃO
Compete à organização proceder à selecção das obras propostas. A decisão da selecção será anunciada a todos os candidatos até 20 de Setembro 2020.
Após a comunicação da selecção e até à sua passagem no vistacurta, os filmes seleccionados não poderão ter qualquer outra exibição pública em Viseu.

JÚRI
Será escolhido entre Profissionais de Cinema e Especialistas, e será anunciado no site do festival atempadamente. É reservado ao Júri do festival o direito de não atribuir prémio em qualquer categoria, bem como de decidir na atribuição de Menções Especiais.

CÓPIAS DE EXIBIÇÃO
Os filmes seleccionados para exibição deverão ser disponibilizados num dos seguintes formatos:
- Ficheiro HD: codec H.264 / ProRes ou equivalentes, com resolução 1080p ou 2K;
- ou DCP 2K.
As cópias de exibição dos filmes seleccionados devem ser entregues à produção do festival até dia 30 de Setembro 2020.

PUBLICIDADE
O detentor dos direitos de exibição do filme que tenha recebido prémio(s) neste programa compromete-se a mencionar o vistacurta e utilizar o seu logo em toda a publicidade e material de imprensa/promocional que seja produzido posteriormente à atribuição do prémio ao filme.

---
DISPOSIÇÕES IMPORTANTES
À organização reserva-se o direito de utilizar excertos dos filmes (até 15seg) e material de divulgação (dossier de imprensa, postais, cartazes, fotos…) para fins promocionais. Para qualquer outro uso o Festival solicitará autorização escrita ao detentor dos direitos da obra.

A Organização reserva o direito de decidir sobre qualquer questão não prevista, e a incluir, em circunstâncias excepcionais, obras que não respeitem integralmente o Regulamento.

Overall Rating
Quality
Value
Communication
Hospitality
Networking
  • Tânia Prates

    Parabéns a todos os envolvidos!!
    Gostei imenso, e desejo os maiores sucessos. Foi um privilégio poder estar presente e o meu pequeno filme ser seleccionado e visionado.
    Eternamente Grata.

    November 2019
    Logo
    Response from festival:

    Cara Tânia, muito obrigado!

    Foi um gosto recebê-la e apresentar o "Quando a Luz se Apaga" ao público de Viseu. Ficamos contentes que tenha gostado do vistacurta, e esperamos vê-la novamente em breve :)