**Only Portuguese Films**

O Entre Olhares é uma mostra de cinema que pretende promover os filmes e os seus autores junto do público, dando conhecimento acerca daqueles que contribuem e constroem o olhar do cinema português.

O evento conta com uma seleção cuidada de diversas obras dividida em 5 secções, cada uma dedicada a um conjunto de géneros cinematográficos e a primeiras obras. Esta iniciativa envolve a comunidade educativa, de forma a aproximar os mais jovens ao cinema português e ao formato da curta-metragem, promovendo o desenvolvimento de competências do seu currículo escolar.

O Entre Olhares cria extensões no território da Margem Sul do Tejo, com o intuito de ampliar a presença e a visibilidade do cinema emergente e dos novos realizadores, formando novos públicos em torno do cinema português.

O Cine Clube do Barreiro, organização que promove esta iniciativa, procura atuar na defesa e divulgação do cinema português, fomentando a cultura cinematográfica entre a população. É o cineclube mais antigo em funções no distrito de Setúbal, desde 1958.

 REGULAMENTO 

1. OBJETIVOS

1.1. O Entre Olhares - Mostra de Cinema Português, organizado pelo Cine Clube do Barreiro, tem como objetivo divulgar obras cinematográficas e audiovisuais representativas da produção nacional.

1.2. A mostra pretende proporcionar ao público sessões de cinema, contemplando filmes que estão fora do circuito de exibição comercial, dando a conhecer novos realizadores, através do diálogo entre os autores e a audiência dos seus filmes.

1.3. O Entre Olhares - Mostra de Cinema Português procura alimentar a cultura visual dos mais jovens, envolvendo a comunidade educativa. Através da visualização de filmes pretende-se estimular o desenvolvimento de competências, tais como a reflexão, a interação, o debate e a valorização artística.

2. SECÇÕES

2.1. A secção OLHAR O MUNDO é uma secção de ficção e animação que dá lugar a narrativas que recriam factos e circunstâncias semelhantes aos da vida real.

2.2. A secção TERRITÓRIOS é uma secção dedicada ao documentário que dá a conhecer histórias que relatam a realidade de lugares e de pessoas.

2.3. A secção NARRATIVAS EM CONTRASTE é uma secção de filmes que representam uma extensão da realidade, dedicada à ficção científica e ao terror.

2.4. A secção CAMINHOS ALTERNATIVOS é uma secção dedicada ao cinema experimental.
2.5. A secção CURTAS À PRIMEIRA VISTA é uma secção com enfoque nas primeiras obras realizadas em escolas de cinema / cursos de audiovisuais.

2.6. Nenhuma das secções tem caráter competitivo.

3. ADMISSÃO

3.1. São admitidos filmes de produção ou co-produção nacional e de realizadores de nacionalidade portuguesa.

3.2. São admitidas curtas-metragens de ficção e documentário com duração igual ou inferior a 30 minutos e filmes de animação e experimental com duração igual ou inferior a 20 minutos. São igualmente admitidas longas-metragens de ficção e documentário com duração entre os 60 e os 100 minutos.

3.3. Só são admitidos filmes inéditos ou que tenham tido estreia a partir de 2019.

3.4. Não são admitidos filmes que estejam disponíveis online para o público.

3.5. Não há limite quanto ao número de obras que cada produtor ou realizador pode inscrever.

3.6. Os filmes com diálogos ou voz off em outro idioma que não a língua portuguesa, terão de estar legendados em português.

3.7. Os filmes só podem ser inscritos em www.filmfreeway.com/entreolhares.

4. PRAZOS E CUSTOS DE INSCRIÇÃO

4.1. Os filmes devem ser submetidos até ao dia 30 de Julho de 2021, podendo a data de encerramento das inscrições ser prolongada por decisão da organização.

4.2. As submissões têm os seguintes custos de inscrição:

4.2.1. Gratuito para curtas-metragens de estudante.

4.2.2. Gratuito para os restantes até dia 15 de Junho.

4.2.2.1. Entre 16 de Junho e 10 de Julho terá um custo de 5€.

4.2.2.2. Entre 11 de Julho e 30 de Julho terá um custo de 10€.

5. SELEÇÃO

5.1. A seleção segue os seguintes critérios:

5.1.1. A consistência da construção narrativa;

5.1.2. O uso da fotografia e do som como ferramentas de storytelling;

5.1.3. A qualidade técnica e estética com que a obra é concebida;

5.1.4. A utilização da montagem a favor da harmonia temporal das cenas e do filme num todo.

5.1.5. No caso dos filmes de ficção, serão avaliados também os seguintes critérios:

5.1.5.1. A escrita dos diálogos e a forma como as ações são elaboradas no contexto da narrativa;

5.1.5.2. A coerência da performance dos atores.

5.2. A seleção final será anunciada pela plataforma FilmFreeway, por e-mail e publicada no site oficial www.entreolhares.org

5.3. Assim que for anunciada a seleção final, é obrigatório o envio imediato dos filmes no formato digital (ficheiro .MOV ou .MP4, resolução 1920x1080) via e-mail ou link para download.

5.4. Não se aceitam cópias de exibição em outros formatos para além dos especificados.

5.5. A organização decide em que secções os filmes selecionados serão apresentados.

5.6. Após ter sida autorizada a exibição pública de um filme selecionado, este não poderá ser retirado da programação.

6. UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS E EXIBIÇÃO

6.1. O detentor dos direitos de uma obra selecionada autoriza a utilização, edição, exibição e publicação dos materiais de promoção dessa obra (sinopses, stills do filme, cartazes, trailers, entrevistas, etc) e a publicação parcial da obra (até ao máximo de um minuto e meio), em qualquer formato e meio de divulgação, num contexto de promoção do filme e do evento.

6.2. O detentor dos direitos de uma obra selecionada autoriza o Cine Clube do Barreiro, no âmbito do Entre Olhares - Mostra de Cinema Português, a exibir publicamente o seu filme.

6.3. A exibição das obras inscritas não prevê o pagamento de qualquer custo de aluguer ou fee de exibição.

6.4. É da responsabilidade do detentor dos direitos do filme assegurar que a sua obra cumpre com todos os requisitos legais quando inclui propriedade intelectual de terceiros.

7. REALIZAÇÃO DO EVENTO

7.1. O Entre Olhares - Mostra de Cinema Português realiza-se entre os dias 6 e 21 de Novembro de 2021, no concelho do Barreiro.

7.2. Atendendo às circunstâncias atuais da pandemia COVID-19, o evento poderá ser adiado por questões de segurança de saúde pública, ficando a organização responsável pela indicação de novas datas.

7.3. Se a organização for forçada a cancelar o evento nas datas previstas e não reúna condições para o seu adiamento, o evento poderá adotar outros formatos (p.e. evento ao ar livre ou online).

8. EXTENSÕES

8.1. A organização promove a extensão da iniciativa em outras localidades no período subsequente à realização da mostra, de modo a promover as obras selecionadas, a formar novos públicos e a apoiar o cinema português. O detentor dos direitos de exibição de um filme selecionado deve indicar, na declaração de exibição pública, se autoriza a programação do seu filme em extensões.

8.2. A simples autorização de exibição em extensões permite que esses filmes sejam considerados pelos programadores para a sua exibição em outras localidades. Esta condição vigora por um período de 8 meses a seguir à mostra, a contar a partir do último dia do evento.

8.3. A autorização numa extensão pode prever condições especiais que podem diferir do disposto na alínea anterior, conforme caso a caso.

8.4. Uma autorização por si só não garante a programação do filme numa extensão.

8.5. A organização é responsável por indicar o dia, hora e local da extensão.

Barreiro, 10 de Maio de 2021

Overall Rating
Quality
Value
Communication
Hospitality
Networking
  • Diogo Cunha

    Incrdible portuguese cinema fest. See you guys next year!

    December 2020
  • Virgínia Barbosa

    The communication was great and also the hospitality. Great selection of movies, hope more people could attend. This is a Festival with great potential for growth. Thank you for showing our film.

    December 2020
  • José Simões

    I cannot express hopitality because I was not present, but I am sure that if I were, I would give my maximum score. thanks for the opportunity to show my work.

    November 2020
  • Na edição de 2020, a selecção foi, mais uma vez, muito oportuna, diversa e vasta. É justo dizer que o trabalho do Entre Olhares é um resumo ideal de produção nacional e um trabalho precioso para a representatividade do cinema português. O foco em novos autores é louvável e o cuidado em dar voz aos autores durante as projecções revela simpatia e um interesse genuíno deste festival em explorar o que cada realizador ou equipa tem a dizer. Volto a salientar a variante da variedade, pois há uma sensação de completude quando se olha para a programação deste festival. Ao contrário do que acontece com muitos outros, a comunicação foi sempre atempada, os prazos respeitados e destacou-se a hospitalidade e o respeito para com quem submeteu os seus projectos e os viu seleccionados. Por fim, há que louvar o trabalho incrível junto das escolas e salientar que, num ano em que todos os cenários parecem ganhar contornos adversos e em que a projecção em sala levanta problemas e desafios acrescidos aos programadores, foi impressionante a flexibilidade e rapidez do festival em se adaptar e em reprogramar sessões, sempre assegurando a exibição dos filmes com a qualidade que lhes é merecida e desejada e sempre mantendo todos informados e a par das devidas alterações.

    November 2020
  • Tiago Cerveira

    Excelente oportunidade para mostrar cinema de autor. Equipa 5 estrelas. Bravo!

    November 2020