**Only Portuguese Films**

O Entre Olhares é uma mostra de cinema que pretende promover os filmes e os seus autores junto do público, ampliando o conhecimento acerca daqueles que contribuem e constroem o olhar do cinema português.

O evento conta com uma selecção cuidada de diversas obras dividida em 4 secções, cada secção dedicada a um conjunto de géneros cinematográficos e a primeiras obras. O Entre Olhares também envolve a comunidade escolar local, de forma a aproximar os mais jovens ao cinema português e ao formato da curta-metragem, promovendo o desenvolvimento de competências do seu currículo escolar.

O Entre Olhares também pretende expandir o evento nos territórios da Margem Sul, com o intuito de promover a produção nacional de cinema pela população, que normalmente não tem este tipo de oferta cultural. Ao criar-se esta rede de difusão por outras localidades alimentamos a cultura cinematográfica e o conhecimento entre a população acerca da 7ª arte que se faz em Portugal.

O Cine Clube do Barreiro é a entidade organizadora, uma associação que visa divulgar o cinema que circula fora do grande circuito comercial, que tem uma importância histórica e cultural no concelho do Barreiro por ser a única entidade cineclubista no distrito de Setúbal em funções desde 1958.

 REGULAMENTO 

1.OBJECTIVOS

1.1. O Entre Olhares - Mostra de Cinema Português, organizado pelo Cine Clube do Barreiro, tem como objectivo divulgar obras cinematográficas e audiovisuais representativas da produção nacional.

1.2. A mostra pretende proporcionar ao público sessões de cinema das quais fazem parte obras que não tenham feito parte do circuito de exibição comercial, dar a conhecer novos filmes e realizadores e fomentar o diálogo entre os autores e a audiência dos seus filmes.

1.3. O Entre Olhares - Mostra de Cinema Português procura alimentar a cultura visual dos mais jovens, envolvendo a comunidade escolar. Através da visualização de filmes pretende-se estimular o desenvolvimento de competências, tais como a reflexão, a valorização artística, a interacção e o debate.

2. SECÇÕES

2.1. A SECÇÃO RETRATOS DO MUNDO é uma secção dedicada à ficção e ao documentário que dá lugar a narrativas que espelham particularidades do quotidiano e do ser humano inserido nele.

2.2. A SECÇÃO NARRATIVAS EM CONTRASTE é uma secção de filmes que representam uma extensão da realidade, dedicada à ficção científica e ao terror.

2.3. A SECÇÃO CAMINHOS ALTERNATIVOS é uma secção dedicada ao cinema de animação e experimental.

2.4. A SECÇÃO CURTAS À PRIMEIRA VISTA é uma secção dedicada a primeiras obras realizadas em escolas de cinema / cursos de audiovisuais.

2.5. Nenhuma das secções tem carácter competitivo. 


3. ADMISSÃO

3.1. São admitidos a concurso filmes de produção ou co-produção nacional e de realizadores com nacionalidade portuguesa.

3.2. São admitidas curtas-metragens de ficção e documentário com duração igual ou inferior a 30 minutos e filmes de animação e experimental com duração igual ou inferior a 20 minutos. São igualmente admitidas longas-metragens de ficção e documentário com duração entre os 60 e os 100 minutos.

3.3. Não são admitidos a concurso filmes que estejam disponíveis online para o público.

3.4. Não é exigida a estreia dos filmes a concurso.

3.5. Não é imposta qualquer restrição quanto ao ano de produção dos filmes.

3.6. Não há limite quanto ao número de obras que cada produtor ou realizador pode inscrever.

3.7. Os filmes com diálogos ou voz off em outro idioma que não a língua portuguesa, terão de estar legendados em português.

3.8. Só serão admitidos a concurso os filmes inscritos em www.filmfreeway.com/entreolhares

4. PRAZOS E CUSTOS DE INSCRIÇÃO

4.1. Os filmes devem ser submetidos até dia 30 de Julho de 2020, podendo a data de encerramento das inscrições ser prolongada por decisão da organização.

4.2. As submissões têm os seguintes custos de inscrição: 

        4.2.1. Gratuitas até 18 de Junho;

        4.2.2. 5€ por filme até 10 de Julho;

        4.2.3. 10€ por filme até 30 de Julho.


5. SELECÇÃO

5.1. A selecção segue os seguintes critérios:

        5.1.1. A consistência da construção narrativa;

        5.1.2. O uso da fotografia e do som como ferramentas de storytelling;

        5.1.3. A qualidade técnica e estética com que a obra é concebida;

        5.1.4. A utilização da montagem a favor da harmonia temporal das cenas e do filme num todo.

        No caso dos filmes de ficção, serão avaliados também os seguintes critérios:

        5.1.5. A escrita dos diálogos e a forma como as acções são elaboradas no contexto da narrativa;

        5.1.6. A coerência da performance dos actores.

5.2. A selecção final será anunciada pela plataforma FilmFreeway, por e-mail e publicada no site oficial www.entreolhares.org

5.3. Assim que for anunciada a selecção final, é obrigatório o envio imediato dos filmes no formato digital (ficheiro .MOV ou .MP4, resolução 1920x1080) via e-mail ou link para download.

5.4. Não se aceitam cópias de exibição em outros formatos para além dos especificados.

​5.5. A organização decide em que secções os filmes seleccionados serão apresentados. 

6. PROMOÇÃO E EXIBIÇÃO PÚBLICA

6.1. O realizador e/ou produtor e/ou distribuidor de uma obra seleccionada autoriza, isento de custos e por tempo indefinido, a utilização, edição, exibição e publicação dos materiais de promoção dessa obra (dossier de imprensa, sinopses, stills do filme, cartazes, trailers, entrevistas, etc.) em qualquer formato e meio de divulgação, num contexto de promoção do evento.

6.2. O realizador e/ou produtor e/ou distribuidor de uma obra seleccionada, declara nos termos e para os efeitos do Artigo 41.º do Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos, autorizar o Cine Clube do Barreiro, no âmbito do Entre Olhares - Mostra de Cinema Português e suas extensões, a exibir publicamente a obra cinematográfica / audiovisual e isento de qualquer custo de aluguer.

7. REALIZAÇÃO DO EVENTO

7.1. O Entre Olhares - Mostra de Cinema Português realiza-se entre os dias 6 e 15 de Novembro de 2020. 

7.2. Atendendo às circunstâncias actuais da pandemia do COVID-19, o evento poderá ser adiado por questões de segurança de saúde pública, ficando a organização responsável pela indicação de novas datas.

7.3. Se a organização for forçada a cancelar o evento nas datas previstas e não reúna condições para o seu adiamento, o evento poderá adoptar outros formatos (p.e. evento ao ar livre ou online).


8. EXTENSÕES

O Entre Olhares pretende defender e valorizar a cinematografia portuguesa, por isso procura ampliar a divulgação dos filmes seleccionados chegando ao maior número possível de espectadores. Nesse sentido, a organização promove a extensão da iniciativa em outras localidades no período subsequente à realização da mostra. A inscrição dos filmes resulta na aceitação desta condição que vigora por um período de 180 dias a partir do último dia do evento.

Overall Rating
Quality
Value
Communication
Hospitality
Networking
  • William Vitoria

    Great showcase of films in Portugal,It was a pleasure to share my short film with Entre Olhares!

    January 2020
  • Na primeira edição o "entre olhares" reuniu um panorama relevante do cinema português contemporâneo. Fazemos votos de muitas edições.

    January 2020
  • André Almeida Rodrigues

    Entre Olhares - Mostra de Cinema Português é um bom evento.

    December 2019
  • Largo Filmes

    The historic Cine-Club do Barreiro, one of the Portuguese oldest, shown my movie with care and knowledge. There was time for the film to be discussed after the screening, and the organisation showed cinematic sensibility. Keep up the good work.

    December 2019
  • Uma excelente experiência de partilha e divulgação de cinema em português.

    December 2019