English / Español - https://shorturl.at/kqHU5

A MIMB convida realizadores(as) indígenas e negros(as) do Brasil, África e de toda a Diáspora Negra a compor a Edição CINEMAS EM MOVIMENTO - MEMÓRIA NAS TELAS.

Na sua 5ª Edição, o Festival traz a reflexão sobre a trajetória construída durante 6 anos atuando a partir de iniciativas inovadoras, alinhadas com o propósito de utilizar o cinema como ferramenta de transformação, e impacto social e educativo, através de recortes que trabalham a diversidade e subjetividade do seu público.

Pensando o Tempo como um Senhor importantíssimo para construção de novos saberes e que auxilia efetivamente nas mudanças estruturais que almejamos, consideramos a Memória como um estado cíclico que se constrói e se repassa: a circularidade é um elemento que nos fortalece.

Em suas edições anteriores, a MIMB se construiu como um movimento de propagação da riqueza cinematográfica negra, cinematografia esta com enormes trajetórias coletivas projetadas nas telas. Neste ano, reverenciamos as memórias, movimentos e circularidades entrelaçando histórias de evocação e conexão entre elementos: pessoas, sentimentos, eventos, momentos e territórios. Num movimento harmônico de forjar narrativas, o cinema, para a MIMB, é o centro de experiências e de mobilização, afirmando que, tal como no passado, os saberes ancestrais que nos impulsionam a dançar pela existência não são meramente instrumentos tangíveis, mas sujeitos ativos, suscetíveis a deslocamentos, renascimentos e renovações.

-

A MIMB homenageia o professor e pesquisador em cinema Mahomed Bamba. Nascido na Costa do Marfim, Bamba foi docente da Faculdade de Comunicação da UFBA e pesquisador na área de Cinema e Audiovisual, atuando também no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação, onde contribuiu para elencar a discussão sobre cinema negro na instituição. Bamba faleceu no dia 16 de novembro de 2015, e sempre será lembrado por familiares, amigos, estudantes e por aqueles que puderam conhecer um novo cinema através de sua ótica decolonial.

English / Español - https://shorturl.at/cgvX3

Para participar da 5º Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba, os filmes deverão atender os seguintes requisitos:

1. DA INSCRIÇÃO

1.1. Os responsáveis devem cumprir as etapas da inscrição no período e na forma estipuladas neste regulamento. As inscrições vão de 25 de Janeiro a 18 de Fevereiro de 2024, exclusivamente através da plataforma FilmFreeway.

1.2. Quanto à produção da obra:

a) Ter duração máxima de 25 minutos para curtas-metragens e 90 minutos para longas-metragens;
b) Os filmes devem ser, obrigatoriamente, dirigidos por pessoas negras e afro-indígenas, sendo obrigatório o preenchimento do campo Autodeclaração Étnico-Racial durante a inscrição;
c) As obras devem ser em língua portuguesa ou conter tradução ou legendas em português. Podem se inscrever realizadores negros de todo o mundo, no entanto, ressaltamos que filmes sem legendas em português não serão selecionados para o festival.
d) As produções devem ter sido realizadas a partir do ano de 2020.

1.3. Da documentação necessária à inscrição na Mostra:

a) Três imagens (ou captura de frame) para divulgação do cartaz do filme inscrito, em um dos formatos jpg, png ou psd, (mínimo 300 dpi).
b) Foto da(s /do(s) diretoras (es) do filme inscrito, nos formatos jpg ou png;
c) As fotos acima (itens b e c) devem ser anexadas ao formulário.

Obs. Caso os frames do filme não sejam enviados, a MIMB se reserva ao direito de capturá-los, caso seja necessário.

1.4. É necessário que o filme esteja cadastrado na plataforma FilmFreeway para inscrição na Mostra, com o preenchimento de todos os dados solicitados.

1.5 O ato de inscrição implica na declaração de autoria do filme e da posse de seus direitos autorais.

1.6 O ato de inscrição implica na aceitação irrestrita, por parte do/a responsável pela inscrição, de todos os artigos deste Regulamento.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail: mimb.curadoria@gmail.com.

2. DA DIVULGAÇÃO

2.1. A lista com os filmes selecionados será divulgada no site da MIMB (mimb.com.br) e no Instagram (@oficialmimb) a partir do dia 20 de Março de 2024;

2.2. A programação será divulgada no site da MIMB (mimb.com.br) e no Instagram (@oficialmimb) em Março/2024.

3. DAS EXIBIÇÕES

3.1. Os filmes serão exibidos de forma virtual no site da MIMB (www.mimb.com.br) e presencialmente, durante o período da mostra.

3.2. A equipe técnica da MIMB se reserva ao direito de converter os arquivos enviados em formato diferente do necessário para a exibição;

3.3 Os filmes podem ser exibidos mais de uma vez dentro da programação da Mostra.

3.4. A organização se reserva ao direito de convidar para participar da Mostra os diretores e/ou representantes dos filmes inscritos e selecionados;

3.5. Cada diretor/a e/ou representantes dos filmes inscritos e selecionados (produções locais), devem estar atentas/os e participar das demais programações relacionadas a sua obra. Custos de translado e hospedagem são por conta de cada representante ou equipe do filme.

4. DA SELEÇÃO

4.1. Os filmes a serem exibidos na MIMB serão selecionados pela equipe de Curadoria seguindo critérios da linha curatorial, apuro estético e relevância com o tema da presente edição, além de gênero, temática e duração do filme.

4.2 Ao todo serão selecionados 40 filmes.

4.3 Cada filme selecionado irá receber o valor de R$300 (trezentos reais) pela exibição durante todo período do festival.

4.4 A Mostra se reserva ao direito de convidar filmes para compor a programação.

5. DA PREMIAÇÃO

5.1 Os filmes serão submetidos à votação popular, concorrendo aos prêmios nas seguintes categorias: Melhor Trilha Sonora, Melhor Filme Documental, Melhor Filme de Ficção/Animação e Melhor Roteiro e 2 Menções Honrosas.

5.2 Os 4 filmes premiados nas categorias Melhor Trilha Sonora, Melhor Filme Documental, Melhor Filme de Ficção/Animação e Melhor Roteiro receberão a premiação de R$1.000,00 (mil reais). Os filmes premiados com Menção Honrosa receberão o prêmio em produtos ou serviços de audiovisual a definir.

6. DA UTILIZAÇÃO

6.1. Todos os filmes selecionados podem ter trechos copiados para fins publicitários (divulgação em TV, internet e/ou outros meios);

6.2. As cópias de todas as obras inscritas, incluindo as não-selecionadas, passam a integrar o acervo da Mostra Itinerante de Cinema Negro, podendo constar na programação extensiva da Mostra mediante autorização prévia do/a realizador/a.

7. DOS CASOS OMISSOS

7.1. Os casos não previstos neste Regulamento serão decididos pela equipe organizadora da Mostra.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco: mimb.curadoria@gmail.com.