O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa - FESTin é um evento internacional dedicado à produção cinematográfica em língua portuguesa, cujo objetivo é fomentar a difusão, a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural entre os países de língua e expressão portuguesa, divulgando suas diferentes culturas e práticas de respeito à diversidade. Percebemos a língua portuguesa sob uma perspectiva pluricêntrica e intercultural.

O FESTin tem se constituído como uma referência no setor, além de ser o primeiro e evento, em Portugal, dedicado exclusivamente à cultura cinematográfica dos países de língua e expressão portuguesa.

Em suas 12 edições, o FESTin já exibiu mais de 900 filmes, entre longas e curtas-metragens de ficção, documentário e animação, contou com a presença de mais de 230 convidados, entre realizadores/as, produtores/as, atores, atrizes e personalidades culturais, e alcançou um público de mais de 47 mil espectadores.

Tendo sua sede na cidade de Lisboa, ao longo de seus 12 anos, o Festival já realizou itinerâncias em cidades de Angola, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Timor Leste, Tunísia e Itália. Em Portugal passou também por Porto, Faro e Óbidos.

Em 2020, o FESTin obteve o simbólico reconhecimento da Presidência da República Portuguesa, através da concessão do Alto Patrocínio do Presidente da República, chancela para a “concretização de ideias que tenham o futuro de Portugal como elemento base e primordial.”. Em 2019, o festival recebeu o Prémio Lusofonia, na categoria Teatro e Cinema.

OBS: Atenção ao item 5 do regulamento de inscrição.
OBS2: As inscrições podem ser enviadas em inglês, mas o filme deve ser falado majoritariamente em português.

• Melhor Longa-Metragem de Ficção
• Melhor Realizador
• Melhor Ator / Atriz
• Melhor Longa-Metragem Documentário
• Melhor Curta-Metragem
• Júri Popular - Melhor Longa-Metragem de Ficção
• Júri Popular - Melhor Longa-Metragem Documentário
• Júri Popular - Melhor Curta-Metragem
• Júri Popular Infantil - Melhor filme FESTinha

Inscrições abertas de 13/07/2022 a 06/09/2022

REGULAMENTO FESTIN 2022

O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – tem por objetivo promover e difundir as produções audiovisuais dos países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). É realizado pela ASCULP e promovido pela Padrão Atual, em coprodução com a EGEAC Cinema São Jorge, com o financiamento da Câmara de Lisboa.

A 13ª edição do FESTin está prevista para decorrer de 9 a 14 de dezembro de 2022 na cidade de Lisboa.

DISPOSIÇÕES GERAIS

1 – Os filmes participantes da Seleção Oficial do FESTin devem ser de língua portuguesa, sendo que os filmes em concurso abrangem as categorias longa-metragem de ficção, longa-metragem documentário, curtas-metragens ficção / documentário / animação, e filme infanto-juvenil (longas, médias e curtas).

2 – Haverá uma pré-seleção dos filmes além da seleção decorrente das inscrições resultantes deste regulamento.

3 – A direção é responsável por estabelecer contatos e parcerias com organismos não-governamentais, públicos ou privados, que venham a colaborar para a realização do evento.

INSCRIÇÕES

4 – O FESTin é constituído por quatro seções de competição – longa-metragem de ficção, longa-metragem documentário, curta-metragem de ficção / documentário / animação, e filme infanto-juvenil (longas e curtas). Inclui ainda seções não-competitivas, como a Mostra Cinema Brasileiro, Mostra Inclusão Social, Mostra FESTinha, Mostra Latim em Movimento, entre outras. Para participar do FESTin, o candidato deverá realizar a inscrição através do site https://filmfreeway.com.

5 – O(s) filme(s) inscrito(s) deve(m) atender aos seguintes requisitos:
5.1.1 – Ser falado em Língua Portuguesa (predominantemente).
5.1.2. – Ter sido finalizado a partir de abril de 2021;
5.1.3. – Ter duração mínima de sessenta (60) minutos no caso de longas-metragens e duração máxima de vinte e quatro (24) minutos no caso de curtas-metragens;
5.1.4. – Não ter sido, de forma alguma, exibido em Lisboa (a regra inclui ante-estreias, festivais, estreias comerciais ou qualquer outra forma de apresentação pública do filme);
5.1.5. – Não ter sido exibido no território português através de plataformas de streaming;
5.1.6. – Não estar disponível na internet, em canais como Youtube ou em qualquer outro site de livre acesso aos usuários.

6 – Não há restrições quanto a temas ou géneros.

7 – Filmes que possuam entre 25 e 59 minutos são considerados média-metragens e poderão ser exibidos nas mostras de curtas ou de longas-metragens, a critério da comissão de seleção.

8 – Não serão aceites inscrições após a data-limite, isto é, após 6 de setembro de 2022.

SELEÇÃO

9 – Uma comissão de programadores ficará responsável pela seleção dos filmes.
9.1 – Os candidatos cujos filmes sejam selecionados para exibição no FESTin serão informados por e-mail.
9.2 – Caso o filme seja selecionado para exibição no FESTin, os seus produtores ou representantes legais deverão enviar à produção do evento cópia num dos formatos especificados no ponto 9.2.1, dentro da data-limite a ser estipulada no email de comunicação da seleção. O não recebimento da cópia até a data estipulada implicará na eliminação do filme do Festival, independentemente do fato de ter sido previamente selecionado.
9.2.1 – Formatos de exibição: DCP (prioritariamente), H246 .MP4 e H264 .MOV.
9.2.3 – Os selecionados dos filmes de longa-metragem poderão enviar por correios um cartaz impresso para efeito de exposição nas montras / vitrines do cinema.
9.3 – A comissão organizadora do FESTin não se responsabilizará por imagens ou músicas de terceiros utilizadas nos filmes inscritos, sendo que todo e qualquer ônus por problemas de direitos autorais são responsabilidade dos produtores.

10 – Com o objetivo de promover o FESTin, salvo restrição expressa por parte do produtor, fragmentos das obras selecionadas poderão ser exibidos pela produção do evento, num prazo igual ou inferior a 365 dias do recebimento do filme, em salas de cinema, redes de televisão abertas ou fechadas, sessões não comerciais e online. Em caso de restrição, esta deverá ser comunicada ao FESTin.

11 – Os filmes selecionados poderão ser exibidos em mostras do FESTin que venham a decorrer nos países de língua portuguesa parceiros e outros países interessados em receber a itinerância FESTin, assim como em plataforma streaming do Festival. Nestes casos, o responsável será previamente informado dos detalhes.

JULGAMENTO

12 – A comissão executiva do Festival convidará para fazer parte do júri profissionais de notório saber na área do audiovisual e da cultura, que serão responsáveis pela decisão final na escolha dos premiados.
12.1 – Os júris serão compostos por três jurados para cada um dos formatos competitivos, com exceção da categoria longa-metragem de ficção, a qual é acrescida o Júri da Crítica.
12.2 – Os júris responsáveis pelos prémios irão reunir-se durante os dias do FESTin. Quando a decisão for deliberada, os vencedores serão informados pela produção para que possam providenciar, havendo interesse e meios, em até 02 (dois) dias as suas viagens para participarem no evento, possibilitando assim a sua presença na cerimónia de entrega dos prémios que ocorre sempre no último dia do Festival.
12.3 – A decisão do júri é soberana e incontestável.

PREMIAÇÃO

13 – Os prémios serão conferidos exclusivamente a produções em língua portuguesa inscritas para competição. O troféu denominado PESSOA será entregue na cerimónia de encerramento do Festival ou por correios, em caso de impossibilidade de comparecimento do premiado ou de seu representante.

14 – O troféu PESSOA será conferido apenas a um filme em cada uma das seguintes categorias:
Prémios conferidos pelo júri:
– Longa-metragem – Ficção
– Longa-metragem – Ator / Atriz
– Longa-metragem – Realizador
– Curta-metragem Ficção / Animação / Documentário
– Longa-metragem – Documentário
– Infanto-Juvenil
Prémios conferidos pelo público por meio de votação:
– Prémio do Público – Longa-metragem Ficção
– Prémio do Público – Curta-metragem Ficção / Animação / Documentário
– Prémio do Público – Longa-metragem Documentário
– Prémio do Público Infantil – Infanto-Juvenil

Em caso de restrições sanitárias, será realizada apenas votação dos júris.

15 – Os júris poderão atribuir ainda Menções Honrosas em quaisquer das categorias ou seções.

ITINERÂNCIA

16 – O FESTin é um festival itinerante. Cada edição é realizada em Lisboa, podendo outras cidades ou países ou comunidades de língua portuguesa candidatarem-se a sediar mostras do FESTin de acordo com o seu interesse e viabilidade de recursos disponíveis.

CASOS OMISSOS

17 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos caso a caso pela comissão executiva do FESTin.

PARAGRAFO ÚNICO

18 – A participação no Festival pressupõe o conhecimento e a aceitação de todo o conteúdo do presente regulamento.