Em 2015, surge o Cabíria Prêmio de Roteiro, uma iniciativa com o objetivo de estimular roteiristas a criarem histórias com protagonistas mulheres relevantes, diversas e inspiradoras; divulgar os projetos premiados, visando a ampliação das suas chances de encontrar financiamento e chegar às telas; e contribuir para o aumento de oportunidade e visibilidade a roteiristas mulheres.

Em sua quinta edição traz novidades como a criação da categoria “piloto de série documental”, além das já existentes: “longa de ficção”, “argumento infantojuvenil de longa de ficção” e “piloto de série de ficção”. Os roteiros e argumentos inscritos precisam ser de autoria feminina ou escritos em coautoria com roteiristas mulheres. Além disso, as narrativas devem contar com ao menos uma protagonista feminina. A temática é livre.

Premiações distintas para cada categoria:

a - CATEGORIA LONGA-METRAGEM FICCIONAL:
Serão contemplados 5 (cinco) roteiros finalistas para a participação, em caráter de gratuidade, da AUTORA ROTEIRISTA e, se houver, da COAUTORA(O), DIRETORA(O) e PRODUTORA(O), no limite de 4 (quatro) participantes, no CABÍRIA LAB, laboratório de desenvolvimento de projetos que será́ realizado inteiramente online, em data a definir entre novembro e dezembro de 2020. O laboratório inclui tutorias individuais de profissionais de referência no campo audiovisual, das áreas de roteiro e produção.
A primeira colocada também passará a integrar a rede de talentos do PROJETO PARADISO.

b - CATEGORIA PILOTO DE SÉRIE FICCIONAL
A primeira colocada será contemplada com uma consultoria de roteiro com uma consultoria de roteiro, inteiramente online, oferecida em parceria com o SÉRIE LAB e uma dupla credencial para o evento a ser realizado em data a definir em dezembro de 2020. No caso de projetos com mais de uma roteirista, a consultoria será direcionada a ambas.

c - CATEGORIA PILOTO DE SÉRIE DOCUMENTAL
Serão contemplados 4 (quatro) roteiros finalistas com uma CONSULTORIA DE PROJETO, em data a definir entre novembro e dezembro de 2020. A consultoria será realizada, inteiramente online, por profissional de referência no campo audiovisual e experiência em obras documentais.
A primeira colocada será também contemplada com uma credencial para a próxima edição do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre - FRAPA. No caso de projetos com mais de uma roteirista, a credencial será direcionada exclusivamente a uma das profissionais.

d - ARGUMENTO DE LONGA INFANTOJUVENIL FICCIONAL
Serão contemplados 04 (quatro) argumentos finalistas para participação, em caráter de gratuidade, da AUTORA ROTEIRISTA e, se houver, da COAUTORA(O), no limite de 3 (três) participantes, no CABÍRIA ARGUMENTA LAB, laboratório de desenvolvimento de roteiros que será realizado inteiramente online, em data a definir entre novembro e dezembro de 2020. O laboratório inclui tutorias individuais de profissionais de referência no campo audiovisual e experiência no gênero infantojuvenil.
A primeira colocada será também contemplada com uma credencial para a edição 2021 do Festival do Roteiro Audiovisual - ROTA. No caso de projetos com mais de uma roteirista, a credencial será direcionada exclusivamente a uma das profissionais.

REGULAMENTO PRÊMIO CABÍRIA 2020

1. O Prêmio
1.1. O Prêmio Cabíria é uma iniciativa com os seguintes objetivos: estimular roteiristas a criarem histórias com protagonistas mulheres relevantes, diversas e inspiradoras; converter o prêmio em um selo de qualidade para os projetos premiados, visando a ampliação das suas chances de encontrar financiamento e chegar às telas; e contribuir para o aumento de oportunidade e visibilidade a roteiristas mulheres.
1.2. A premiação acontecerá no âmbito do Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, evento em formato digital a ser realizado no mês de novembro de 2020, com data e horário específicos a serem informados posteriormente pela organização do evento.
1.3. O Prêmio Cabíria é destinado a autoras estreantes ou não estreantes no universo audiovisual.
1.4. As categorias que concorrem a essa premiação são: roteiro de longa-metragem de ficção; argumento de longa de ficção infantojuvenil; roteiro de piloto de série de ficção; roteiro de piloto de série documental.
1.5. Roteiristas que ocuparam a primeira colocação, em quaisquer categorias, nas duas últimas edições do Prêmio Cabíria, não concorrem ao prêmio principal nas categorias em que foram anteriormente premiadas.

2. INSCRIÇÕES
2.1. As inscrições para todas as categorias do Prêmio Cabíria deverão ser feitas através da plataforma FilmFreeway em link disponível no site www.cabiria.com.br, pelo período de 15 de junho a 31 de julho de 2020.
2.2. O valor da TAXA DE INSCRIÇÃO é de R$ 80,00 (oitenta reais) por obra inscrita, a ser paga no ato da inscrição. Inscrições realizadas até o dia 10 de julho terão o VALOR PROMOCIONAL de R$50,00 (cinquenta reais).
2.3. Mulheres negras, indígenas e trans têm direito à GRATUIDADE mediante requerimento realizado até 15 de julho de 2020. O requerimento consiste no preenchimento e envio de formulário específico disponibilizado no site www.cabiria.com.br . **
2.4. Cada concorrente poderá inscrever até 2 (dois) roteiros/argumentos por categoria, mas apenas 1 (um) seguirá para o júri, em caso de seleção como finalista. Para cada obra será contabilizada uma nova inscrição.
2.5. Não serão aceitas inscrições, requerimentos, ou documentação enviadas após o encerramento dos prazos estabelecidos neste regulamento.
2.6. No caso de inscrição de mais de 2 (dois) roteiros/argumentos por concorrente por categoria, serão validadas as 2 (duas) últimas inscrições e não haverá devolução da taxa de inscrição excedente.
2.7. Serão aceitas apenas inscrições de roteiros e/ou argumentos, que tenham ao menos 1 (uma) protagonista feminina, escritos em PORTUGUÊS, por roteiristas mulheres, ou homens em coautoria com roteiristas do sexo feminino.
2.8. Serão aceitas apenas inscrições de autoras e/ou autores maiores de 18 (dezoito) anos de idade, que possam se expressar com fluência no idioma português.
2.9. O arquivo com o roteiro e/ou argumento não deve conter nome(s) ou quaisquer dados sobre autoria. O roteiro e/ou argumento deverá ser enviado com CAPA contendo TÍTULO ORIGINAL, além de informação sobre NÚMERO DA VERSÃO OU TRATAMENTO (para roteiros apenas). Exceto a capa, todas as páginas do roteiro devem ser NUMERADAS.
2.10. Não é permitida nenhuma identificação de autoria no arquivo do roteiro ou argumento enviado.
2.11. Serão aceitas apenas inscrições de roteiros e/ou argumentos com limite de páginas e formatação conforme o disposto:

a - CATEGORIA LONGA-METRAGEM FICCIONAL
Limite máximo de 120 (cento e vinte) páginas
Formatação Padrão (Master Scenes), com divisão por sequências ou cenas e diálogos desenvolvidos.

b - CATEGORIA PILOTO DE SÉRIE FICCIONAL
Limite máximo de 60 (sessenta) páginas.
Formatação Padrão (Master Scenes), com divisão por sequências ou cenas e diálogos desenvolvidos.

c - CATEGORIA PILOTO DE SÉRIE DOCUMENTAL
Limite máximo de 45 (quarenta e cinco) páginas.
Estrutura do episódio em formatação padrão (Master Scenes), com divisão por sequências e indicação de personagens, narração (se houver) e outros elementos pertinentes.

d - ARGUMENTO DE LONGA INFANTOJUVENIL FICCIONAL
Limite máximo de 10 (dez) páginas obedecendo a seguinte formatação: formato A4 com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; fonte Arial tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 cm e alinhamento justificado.

2.12. Todos os ROTEIROS e/ou ARGUMENTOS inscritos deverão possuir registro ou protocolo de registro da Fundação Biblioteca Nacional (ou orgão similar), ou do site www.registrodeobras.com.br. Tal documento poderá ser solicitado a qualquer momento do processo de seleção e sua ausência implicará em desclassificação da inscrição correspondente. **
2.13. A concorrente representa e garante ao Prêmio Cabíria que: (i) é autora ou coautora do roteiro/argumento, sendo a legítima detentora do direito e que tem autoridade para submetê-lo ao Prêmio Cabíria para avaliação sob os termos e condições aqui declarados; (ii) o roteiro/argumento não viola ou infringe quaisquer direitos de terceiros; e (iii) nenhum terceiro não declarado no ato de inscrição tem direito sobre o roteiro/argumento submetido para avaliação.
2.14. No caso de roteiro e/ou argumento adaptado de obra original pré-existente, pressupõe-se a existência de documento comprobatório da liberação para adaptação por parte dos detentores dos direitos sobre a obra original. Tal documento poderá ser solicitado a qualquer momento do processo de seleção e sua ausência implicará em desclassificação da inscrição correspondente. Recai desde já sobre a (o) responsável pela inscrição, de forma integral e irrefutável, qualquer ação de requerimento de autoria, uso indevido de direitos autorais, ou semelhantes.
2.15. Serão INDEFERIDAS as inscrições que apresentem uma das seguintes irregularidades: que estejam fora da formatação disposta no regulamento e anexos; de obras em outros idiomas que não o português; de projetos que não se enquadrem no perfil disposto em regulamento.
2.16. Ao participar do Prêmio Cabíria, a autora e/ou autor proponente(s) declara (m) ter total ciência de que o presente projeto trata-se de um edital de concorrência e que, conforme disposto neste regulamento, seu roteiro será lido por diferentes seletores e, caso selecionado, tratados por consultores; isentando o Prêmio Cabíria e o Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, assim como todas as entidades e empresas envolvidas para ambas realizações, de qualquer responsabilidade frente a possíveis questionamentos quanto ao surgimento de projetos semelhantes.

3. PROCESSO SELETIVO
3.1.Os roteiros e/ou argumentos DEFERIDOS passarão pela avaliação de uma CURADORIA, responsável pela definição dos roteiros e/ou argumentos semifinalistas e finalistas, que serão encaminhados ao JÚRI para a eleição dos premiados.
3.2.O Júri: será composto por profissionais mulheres atuantes no mercado audiovisual, escolhidas pela organização do Prêmio Cabíria.
3.3. Serão selecionados pela CURADORIA no máximo 10 (dez) argumentos ou roteiros SEMIFINALISTAS, e até 5 (cinco) FINALISTAS, os quais serão pontuados por ordem de classificação.
3.4. Os resultados dos roteiros/argumentos SEMIFINALISTAS e FINALISTAS serão divulgados no site www.cabiria.com.br, na página e redes do Prêmio Cabíria e Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual. As pessoas selecionadas serão contatadas diretamente pela organização.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
4.1. Adequação ao gênero;
4.2. Originalidade
4.3. Qualidade da estrutura narrativa;
4.4. Qualidade da construção de personagens;
4.5. Qualidade da construção dos diálogos (apenas para os roteiros);
4.6. Qualidade, densidade e relevância da(s) (co)protagonista(s)feminina(s);
4.7. Qualidade, densidade e relevância das demais personagens femininas (quando
houver);
4.8. Contribuição da história / personagens para uma melhor representação feminina;
4.9. Diversidade dos papéis femininos (raça, sexualidade, posição social, idade etc.).

5. PREMIAÇÃO
5.1. Serão concedidos premiações distintas para cada categoria, a saber:

a - CATEGORIA LONGA-METRAGEM FICCIONAL :
Serão contemplados 5 (cinco) roteiros finalistas para a participação, em caráter de gratuidade, da AUTORA ROTEIRISTA e, se houver, da COAUTORA(O), DIRETORA(O) e PRODUTORA(O), no limite de 4 (quatro) participantes, no CABÍRIA LAB, laboratório de desenvolvimento de projetos que será realizado inteiramente online, em data a definir entre novembro e dezembro de 2020. O laboratório inclui tutorias individuais de profissionais de referência no campo audiovisual, das áreas de roteiro e produção.
A primeira colocada também passará a integrar a rede de talentos do PROJETO PARADISO.

b - CATEGORIA PILOTO DE SÉRIE FICCIONAL
A primeira colocada será contemplada com uma consultoria de roteiro, inteiramente online, oferecida em parceria com o SÉRIE LAB e uma dupla credencial para o evento a ser realizado em data a definir em dezembro de 2020. No caso de projetos com mais de uma roteirista, a consultoria será direcionada a ambas.

c - CATEGORIA PILOTO DE SÉRIE DOCUMENTAL
Serão contemplados 4 (quatro) roteiros finalistas com uma CONSULTORIA DE PROJETO, em data a definir entre novembro e dezembro de 2020. A consultoria será realizada, inteiramente online, por profissional de referência no campo audiovisual e experiência em obras documentais.
A primeira colocada será também contemplada com uma credencial para a próxima edição do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre - FRAPA. No caso de projetos com mais de uma roteirista, a credencial será direcionada exclusivamente a uma das profissionais.

d - ARGUMENTO DE LONGA INFANTOJUVENIL FICCIONAL
Serão contemplados 04 (quatro) argumentos finalistas para participação, em caráter de gratuidade, da AUTORA ROTEIRISTA e, se houver, da COAUTORA(O), no limite de 3 (três) participantes, no CABÍRIA ARGUMENTA LAB, laboratório de desenvolvimento de roteiros que será realizado inteiramente online, em data a definir entre novembro e dezembro de 2020. O laboratório inclui tutorias individuais de profissionais de referência no campo audiovisual e experiência no gênero infantojuvenil.
A primeira colocada será também contemplada com uma credencial para a edição 2021 do Festival do Roteiro Audiovisual - ROTA. No caso de projetos com mais de uma roteirista, a credencial será direcionada exclusivamente a uma das profissionais.

5.2. As vencedoras deverão assinar um Termo de Compromisso com o Prêmio e/ou Parceiro que oferece as premiações.
5.3. Cada categoria reservará ao menos 2 (duas) vagas entre as finalistas para roteiristas negras e indígenas,
5.4. Outras premiações paralelas poderão ser criadas, neste caso, serão divulgadas nos canais de comunicação do Prêmio Cabíria e Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, porém, não se fazem obrigatórias suas criações.
5.5. As premiadas serão convidadas a participar da cerimônia de premiação no âmbito do Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, a ser realizado em formato digital, com data a confirmar em novembro de 2020.
5.6. As premiadas terão acesso a todas as atividades do Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual em caráter de gratuidade, no caso de atividades pagas.
5.7.Para as contempladas nos laboratórios e consultorias, é obrigatória a disponibilidade para a integralidade das atividades propostas, que serão informadas oportunamente. No caso de indisponibilidade da contemplada, o roteiro ou argumento da sequência da colocação (semifinalista) será automaticamente convidado para a participação da atividade, sem com isso, alterar a colocação do roteiro/argumento.
5.8. No caso de não realização ou cancelamento dos eventos parceiros acima citados, por motivos de força maior, a organização do Prêmio Cabíria e dos Eventos em si, se eximem da responsabilidade das entregas ora definidas.
5.9.Não estão incluídas despesas de transporte, passagem aérea/terrestre e acomodação, ou de qualquer outra natureza, nas credenciais para os eventos parceiros que se realizarem de forma presencial.

6. CONTRAPARTIDA
6.1. As autora(e)s finalistas se comprometem a garantir a inserção nos créditos de abertura e finais do filme/série feito a partir de seus argumentos e/ou roteiros em todas as suas cópias, contendo os seguintes dizeres, acompanhado da logomarca do Prêmio Cabíria, assim como a inserção da mesma logo nas edições impressas e/ou digitais de roteiros premiados que venham a ter circulação púbica, publicados comercialmente ou não: O (roteiro/argumento) desta obra audiovisual foi selecionado pelo CABÍRIA PRÊMIO DE ROTEIRO – 2020
6.2. As autora(e)s finalistas, em uma ação MULTIPLICADORA de conhecimento e/ou benefícios adquiridos pela premiação, se disponibilizam a participar, voluntariamente, da equipe de curadoria da edição seguinte do Prêmio, ou se comprometem com alguma outra atividade de compartilhamento de experiência a ser definida em comum acordo.

7. RESOLUÇÕES FINAIS
7.1. Os roteiros e/ou argumentos serão lidos e avaliados por uma CURADORIA e JÚRI, cujas participantes serão escolhidas pela organização do Prêmio Cabíria. AS DECISÕES DE AMBAS SERÃO SOBERANAS E IRREVOGÁVEIS.
7.2. O Prêmio Cabíria não se responsabiliza pelas consequências de quaisquer informações inverídicas que venham a ser apresentadas por participantes desta premiação, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações do presente REGULAMENTO.
7.3. Ao inscrever seu(s) roteiro(s) e/ou argumento(s), a roteirista afirma anuência e concordância com os termos constantes deste REGULAMENTO, afirmando ainda que todas as informações fornecidas à organização do Prêmio Cabíria por ocasião dessa inscrição são verdadeiras.
7.4. Os casos omissos serão soberanamente decididos pela organização.
7.5. Informações e esclarecimentos adicionais podem ser obtidos pelo e-mail contato@cabiria.com.br

**ALTERAÇÕES
Trechos adicionados/alterados entre [ ]

2.3. Roteiristas negras, indígenas, [mulheres PcD e pessoas] trans têm direito à GRATUIDADE mediante requerimento realizado até 30 de julho de 2020. O requerimento consiste no preenchimento e envio de formulário específico disponibilizado no site www.cabiria.com.br .

2.12. Todos os ROTEIROS e/ou ARGUMENTOS inscritos deverão possuir registro ou protocolo de registro da Fundação Biblioteca Nacional [(ou orgão similar)], ou do site www.registrodeobras.com.br. Tal documento poderá ser solicitado a qualquer momento do processo de seleção e sua ausência implicará em desclassificação da inscrição correspondente.