---- ATTENTION ENGLISH ----
---- READ CAREFULLY BEFORE SUBMITTING ANY SCREENPLAY ----
PORTUGUESE LANGUAGE SCREENPLAY FESTIVAL
Feature film screenplays (50 A4 pages or more), all film genres accepted but ONLY PORTUGUESE LANGUAGE screenplays will be accepted for competition.
A GRANDE COMPETIÇÃO DE GUIÕES/ROTEIROS DE LÍNGUA PORTUGUESA ESTÁ DE VOLTA! E TRAZ NOVIDADES!
Olá de novo! Após duas muito bem sucedidas edições do GUIÕES, regressamos agora com toda a força e apresentamos como grandes novidades de 2016 a inclusão da opção de FEEDBACK nas candidaturas à já tradicional Competição Oficial e também a criação de uma nova competição paralela: a PT CO-PROD!
Agora já é possível requisitar uma análise profissional ao guião/roteiro candidato, que poderá servir para identificação dos pontos fortes e principais lacunas do trabalho submetido. Este serviço adicional de FEEDBACK (com taxa única de $60) requisitará uma análise profissional do GUIÃO (script doctoring de 1 a 2 páginas A4), com levantamento de ideias e comentários sobre a narrativa / personagens e estrutura que poderá ajudar a aperfeiçoar o guião/roteiro em causa. Poderão consultar em www.guioes.com/candidaturas um exemplo do tipo de serviço de FEEDBACK que será prestado.
(as candidaturas que requisitem este serviço de FEEDBACK não terão qualquer tipo de benefício no tipo de avaliação prestada pelo painel avaliador do GUIÕES, tendo em vista a selecção para o lote de finalistas, mas poderá ser uma ferramenta muito útil para o desenvolvimento do guião a curto/médio prazo; todos os guiões submetidos a concurso serão avaliados com o mesmo rigor de forma justa e imparcial - características que se têm afirmado como a principal bandeira e força motriz do GUIÕES)
Paralelamente à maior competição oficial de GUIÕES de Língua Portuguesa, demos ouvidos às muitas produtoras que nos têm consultado com vontade em colaborar com outras produtoras de Língua Portuguesa e vamos também dar início este ano à competição paralela PT CO-PROD. Produtoras de Língua Portuguesa com projectos de longa-metragem em desenvolvimento que procurem co-produtores nos vários países de Língua Portuguesa poderão agora submeter o respectivo guião para análise na PT CO-PROD. 5 desses projectos serão seleccionados e terão um destaque especial no DIA DA INDÚSTRIA que será também pela primeira vez promovido durante o Festival do GUIÕES 2016. Todos os projectos devidamente inscritos serão incluídos no catálogo da PT CO-PROD que será fornecido aos elementos da indústria cinematográfica de Língua Portuguesa presentes no DIA DA INDÚSTRIA.
FORMATO ACEITE - COMPETIÇÃO OFICIAL / PT CO-PROD
Longa-Metragem (duração igual ou superior a 50 páginas A4)
Todos os géneros são válidos (Comédia, Fantasia, Terror, Drama, Documental, Híbrido, etc).
Idioma – Língua Portuguesa (independentemente de acordos ortográficos, países de origem, etc).
**RECOMENDAMOS A LEITURA ATENTA DO REGULAMENTO ANTES DE SUBMETER QUALQUER CANDIDATURA**
PRAZOS E TAXAS DE INSCRIÇÃO
COMPETIÇÃO OFICIAL
Earlybird (15 de Janeiro a 14 de Fevereiro) = $20
Earlybird com Feedback (15 de Janeiro a 14 de Fevereiro) = $80
Regular (15 de Fevereiro a 31 de Março) = $40
Regular com Feedback (15 de Fevereiro a 31 de Março) = $100
Extended (1 de Abril a 30 de Abril) = $60
Extended com Feedback (1 de Abril a 30 de Abril) = $120
PT CO-PROD
Earlybird (15 de Janeiro - 31 de Março) = $20
Regular (15 de Fevereiro a 31 de Março) = $40
Extended (1 de Abril a 30 de Abril) = $60
MÉTODOS DE PAGAMENTO
A candidatura via FilmFreeway apenas permite pagamento da correspondente taxa de inscrição via Paypal ou Cartão de Crédito (Visa, Mastercard).
Se preferir efectuar a candidatura com pagamento da correspondente taxa de inscrição por Transferência Bancária envie-nos um email para receber mais instruções.
CONCEITO
O GUIÕES nasceu para ajudar a resolver três problemas:
1. Os baixos índices de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa.
2. A dificuldade que talentosos guionistas/roteiristas de Língua Portuguesa encontram para conseguir chegar a agentes, produtores, realizadores e investidores.
3. As queixas que agentes, produtores, realizadores e investidores fazem da dificuldade em arranjar guiões/roteiros com potencial, quando normalmente eles próprios não aceitam/lêem submissões de guiões/roteiros não solicitados.
Posto isto, é principal objectivo do GUIÕES estabelecer-se como um essencial ponto de contacto entre os guionistas/roteiristas de Língua Portuguesa e os agentes, produtores, realizadores e investidores que poderão dar sequência ao material criado.
Ao mesmo tempo, o GUIÕES pretende ser uma alavanca para incrementar os níveis qualitativos de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa.
Funcionando como uma espécie de barómetro para o futuro da criação cinematográfica em Língua Portuguesa, através do julgamento qualitativo de todos os guiões/roteiros submetidos – independentemente do nome do autor correspondente ou do género abordado – e através da elaboração de uma rede de parceiros que se permitam à descoberta de novo material, o GUIÕES pretende marcar um virar de página no processo de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa.
O GUIÕES só privilegiará duas coisas: o talento do autor e a qualidade do guião/roteiro.
O resto é conversa.
__
JÚRI CONFIRMADO - GUIÕES 2016
António Ferreira (Persona Non Grata Pictures)
Joana Areal & João Carvalho Pires
Mais informações brevemente.
Awards & Prizes
www.guioes.com/premios
/// Prémios em construção. Mais informações brevemente.
(Valor total de prémios no GUIÕES 2015, para referência: 8000 EUR)
__
Paralelamente à cerimónia do festival, todos os guiões submetidos a concurso ficarão disponíveis para breve apresentação online na GUIOTECA (salvo expressa declaração contrária do autor), com título, nome e contacto do autor, género e premissa visíveis na base de dados anual.
Os 10 finalistas da competição oficial serão obviamente destacados na imprensa / páginas do festival e terão uma oportunidade única para apresentar os projectos em primeira mão e de conviver com importantes membros da indústria cinematográfica de Língua Portuguesa.
Os 5 projectos seleccionados no PT CO-PROD serão obviamente destacados na imprensa / páginas do festival e os autores / produtores terão uma oportunidade única para apresentar os projectos em primeira mão a potenciais co-produtores de Língua Portuguesa.
Serão convidados a participar no festival vários agentes, produtores, realizadores e investidores da indústria cinematográfica de Língua Portuguesa e proporcionadas, em plena cerimónia, sessões gerais e individuais de pitching dos projectos finalistas.
A cerimónia promoverá a contratação, o reconhecimento e a divulgação de novos guiões entre as pessoas que realmente poderão dar sequência e fazer a diferença na concretização dos respectivos projectos.
