DO OBJETO
A Mostra OROCINE partiu da ideia de que é preciso haver um fortalecimento e disseminação do audiovisual do cinema do interior, uma vez que a Mostra nasceu como mais uma janela para promover os filmes que são produzidos e realizados da zona da mata ao sertão pernambucano. Além disso, a OROCINE também se mostra aberta a outros olhares – ao sair do seu lugar comum – por isso que ela tem como objetivo secundário trazer produções tanto da capital pernambucana como dos centros urbanos de outros estados brasileiros e de outras capitais com o intuito de trazer mensagens construtivas e reflexivas para a comunidade local, que provoquem o diálogo para resultar em ações futuras positivas de mudança na coletividade.

CONCEITO DA MOSTRA
Para esta terceira edição, a MOSTRA OROCINE quer valorizar a cultura local da cidade de Orobó enfatizando a poesia e a cantoria popular. A OROCINE tem uma preocupação de dar ênfase aos valores locais que existem e isso vai refletir em ações paralelas, nas atividades pedagógicas tanto presenciais como on line.

DA HABILITAÇÃO
Estão habilitados a participar filmes em ficção, animação, documentário ou experimental de até 25 minutos de duração incluídos os créditos, feitos por realizadores (as) e/ou produtores (as) nacionais e de estrangeiros que residam no país há mais de 02 (dois) anos e que tenham sido concluídos a partir de janeiro de 2020.

DA INSCRIÇÃO
As inscrições serão realizadas dentro da plataforma FilmFreeway. Então para que se faça a inscrição do seu filme na 4ª OROCINE, será necessário primeiro criar uma conta dentro daquela plataforma. Feito isso, acessar o link: https://www.filmfreeway.com/OROCINE e acessar a categoria que melhor convier.

A PREMIAÇÃO10.

Será concedido o Troféu Frivolité para as seguintes categorias:

Melhor Filme (para cada mostra)
Melhor Direção
Melhor Produção
Melhor Roteiro
Melhor Fotografia
Melhor Direção de Arte
Melhor Ator Principal
Melhor Atriz Principal
Melhor Cartaz

Esta premiação será feita através de um júri especial composto por 3 (três) profissionais de grande conhecimento técnico audiovisual e de renome na área.

Além disso, haverá a escolha do Melhor Filme para o Júri Popular que será avaliado de acordo com votação popular para a Mostra Força Interior.

Do período de inscrição

O Período de inscrição ocorrerá das 00h do dia 03 de fevereiro até às 23h59min do dia 15 de março de 2025. As inscrições são unicamente para FILMES NACIONAIS e serão absolutamente FREE.
No ato da inscrição, fica estabelecido que a equipe de tráfego dos filmes também poderá, caso ache necessário, entrar em contato com a produção ou distribuidor (a) do filme selecionado para obter cópias do filme, caso a cópia obtida na plataforma da FilmFreeway não seja satisfatória para exibição tanto para o streaming como de forma presencial ou quaisquer erros que venham a ocorrer no ato do downloading do arquivo.

Havendo qualquer descumprimento dentro das regras estabelecidas para a inscrição o filme será automaticamente desclassificado.
No ato da inscrição, fica implícita que o responsável autoriza a divulgação de material parcial de trechos do filme na mídia em geral e na página da mostra, bem como fotos promocionais com o intuito de divulgação do evento.
No ato da inscrição, o responsável deverá autorizar ou não a exibição do filme de forma gratuita em cineclubes locais e em escolas no município de Orobó.

DA SELEÇÃO
Após serem encerradas as inscrições, haverá, através da curadoria da mostra, seleção dos filmes que integrará a programação do evento.
O período de seleção será de 6 de fevereiro a 6 de março de 2022, o qual passará por uma profunda análise dos (as) curadores (as) e discussão de cada filme inscrito.

CURADORIA
A curadoria da mostra será composta por pessoas de amplo conhecimento técnico e cinematográfico conjuntamente com a equipe da Coordenação Geral do evento.

DA COMPOSIÇÃO DA MOSTRA
O evento contará com as seguintes mostras:

Mostras da Seleção Oficial:
As mostras competitivas terão a seguinte composição:

a) Mostra Força Interior: Filmes pernambucanos com temáticas livres preferencialmente que expressem as culturas locais das regiões da Zona da Mata (Norte e Sul); do Agreste (Setentrional, Central e Meridional); e do Sertão. Os diretores devem ser destas regiões citadas comprovadamente e, no ato, de serem selecionados, devem comprovar através de documentos oficiais a sua devida naturalidade.

b) Mostra Luar do Sertão: Filmes nordestinos com temáticas livres que foram produzidos nos estados da Região Nordeste do Brasil, com exceção de filmes originários do estado de Pernambuco. Entretanto, os filmes devem ter temáticas que se voltem para a ambientação ou que tenham elementos que se remetam às regiões que se distanciam das capitais de seus estados e de grandes centros urbanos.

c) Mostra Na contramão: Filmes com temáticas urbanas dos grandes centros e das capitais brasileiras, mas que dialoguem com temáticas e que tragam mensagens que dialoguem com o interior do estado pernambucano ou com a zona rural.

d) Mostra SERRA VERDE: Filmes brasileiros com temáticas ambientais e de sustentabilidade ou que tragam mensagens que sugiram a prática da proteção do meio ambiente, da fauna e da flora da mata atlântica.
Especialmente para esta mostra teremos uma curadoria especializada para fazer a seleção unicamente para esta mostra paralela.

e) Mostra Brincadeiras de Roda: Filmes brasileiros com temática livre destinada ao público infanto-juvenil de 6 a 12 anos.

f) Mostra ACESSIBILIDADE: Filmes acessíveis que contenham recursos para serem exibidos para pessoas surdas e ensurdecidas, como também para pessoas com deficiência visual.
Deverão informar, no ato da inscrição, os filmes que contenham recursos de LIBRAS, LER ou AUDIODESCRIÇÃO.
Especialmente para esta mostra teremos uma curadoria especializada para fazer a seleção unicamente para esta mostra paralela.

DO RESULTADO FINAL – DIVULGAÇÃO DOS FILMES SELECIONADOS

A divulgação da lista dos filmes selecionados será feita oficialmente na página oficial do evento tanto no Facebook como no Instagram e na imprensa em geral no dia 10 de junho de 2025.

Overall Rating
Quality
Value
Communication
Hospitality
Networking