>> SOBRE O FESTIVAL
Alagoas carrega em sua história um dos símbolos mais fortes da resistência negra no mundo, o Quilombo dos Palmares. Apesar da imensurável importância reconhecida por estudiosos, a Serra da Barriga ainda necessita de ações e políticas públicas que contribuam para dinamizar o espaço do Parque Memorial Quilombo dos Palmares (primeiro parque com temática negra criado no país), tornando-o visível para o mundo.
Nas matas fechadas da Serra, que alcança 500 metros de altitude, milhares de pessoas negras escravizadas encontraram refúgio durante o período de dominação portuguesa e holandesa. Entre 1597 a 1965, mais de 20 mil pessoas viviam no Quilombo dos Palmares.
Evocando a imagem da guerreira Aqualtune, líder quilombola a frente do Quilombo dos Palmares, o FESTIVAL AQUALTUNE DE CINEMA E AFROFUTURISMO resgata o passado de resistência do território para provocar a mirada de um novo imaginário.
Se apresentando como uma das principais janelas nordestinas do Cinema Negro, a programação trará filmes em longa-metragem, experimentações provocativas e singulares de cinema expandido como a realidade virtual, a realidade aumentada, projeção mapeada e outras experimentações de arte tecnológica que dialoguem com o conceito de Afrofuturismo, com obras de realizadores negres do Brasil, da África, do Caribe e outras diásporas.
O festival propõe uma conexão com as raízes negras do Estado. Seu escopo promove uma conexão entre a capital alagoana e a Serra da Barriga, patrimônio histórico da América Latina, em União dos Palmares. As exibições de filmes e atividades formativas serão realizadas nesses dois pólos. Um verdadeiro mergulho no imaginário negro alagoano, promovendo uma experiência por meio da história local ao fazer do maior quilombo histórico uma sala de cinema.
As reflexões acompanham o festival com diversas oficinas, minicursos, masterclasses e a presença de pensadoras e pensadores de destaque do cinema negro brasileiro, reunídos para um momento de estudo e imersão nas trajetórias afrodiaspóricas a partir da perspectiva alagoana.
Entre os dias 11 e 20 de novembro acontecerá o FESTIVAL AQUALTUNE DE CINEMA E AFROFUTURISMO, com mostra competitiva, sessões especiais de cinema africano, ações formativas, apresentações artísticas e debates, em Maceió e na Serra da Barriga, em União dos Palmares. Uma grande celebração da negritude em Alagoas através do audiovisual.

O Festival Aqualtune De Cinema e Afrofuturismo está com inscrições abertas para filmes de longa-metragem. A programação do festival exibirá curtas-metragens em parceria com a Mostra Quilombo de Cinema Negro Indígena. Para participar, os filmes terão que atender os seguintes requisitos:

1. DA INSCRIÇÃO
1.1. Os responsáveis devem cumprir as etapas da inscrição no período e na forma estipuladas neste regulamento. As inscrições vão de 03 a 18 de outubro de 2022, através do formulário abaixo.

1.2. Quanto à produção da obra:
a) Ter duração mínima de 60 minutos;
b) Serão aceitas produções de qualquer nacionalidade e região do Brasil, desde que faladas em língua portuguesa, ou, caso sejam faladas em outro idioma, disponham de legenda em português;
c) As produções devem ter sido realizadas a partir do ano de 2020.

1.3. Da documentação necessária para a inscrição:
a) Três imagens (ou captura de frame) para divulgação do filme inscrito, nos formatos jpg, png ou psd (qualidade mínima: 300 dpi);
b) Foto da(s)/do(s) diretoras do filme inscrito no Aqualtune, nos formatos jpg ou png;
c) As fotos acima (itens a e b) devem ser anexadas no formulário;
Obs. Caso os frames do filme não sejam enviados, o Festival Aqualtune se reserva ao direito de capturá-los, caso seja necessário.

1.4. Do envio dos filmes
Para inscrição no Aqualtune deverão ser executadas as seguintes ações:
É considerado válido o link que permita a visualização online do filme, preferencialmente via Vimeo, Youtube, Google Drive ou outro site de hospedagem online.
Obs: Não nos responsabilizamos por arquivos que apresentem problemas técnicos ou cujos links tenham expirado.
Obs.2: Cada pessoa poderá inscrever uma quantidade ilimitada de filmes, desde que seja feita uma inscrição para cada filme e um conjunto de documentos para cada inscrição.
Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato conosco através do e-mail: festivalaqualtune@gmail.com
2. DA DIVULGAÇÃO
Toda a divulgação de comunicados e resultados de seleção será feita nas redes sociais do Festival Aqualtune (Facebook, Twitter, Instagram) e quando necessário os realizadores inscritos receberão um e-mail com detalhes e mais informações.

3. DAS EXIBIÇÕES
3.1. A equipe técnica do Aqualtune se reserva ao direito de converter os arquivos enviados em formato diferente do necessário para a exibição;
3.2. A organização se reserva ao direito de convidar para participar da Aqualtune os diretores ou representantes dos filmes inscritos e selecionados;
3.3. Cada diretor(a) ou representantes dos filmes inscritos e selecionados, produções locais, devem se responsabilizar em participar das premiações, mesa, roda de conversa e demais programações relacionadas a sua obra, seja presencial ou online.

4. DA SELEÇÃO
4.1. Os filmes a serem exibidos no Aqualtune serão selecionados pela organização seguindo critérios de apuro estético, representatividade e relevância político-social;
4.2. A equipe de curadoria se reserva ao direito de selecionar e programar quantos filmes forem necessários e de criar mostras e sessões especiais dentro da programação.

5. DA UTILIZAÇÃO
5.1. Todos os filmes selecionados podem ter trechos copiados para fins publicitários (divulgação em TV, internet e/ou outros meios);
5.2. As cópias de TODAS as obras inscritas, incluindo as não-selecionadas, passam a integrar o acervo do Festival Aqualtune. A produção notificará os realizadores para autorização da exibição.

6. DOS CASOS OMISSOS
6.1. Os casos não previstos no regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora do Aqualtune. O ato de inscrição implica na aceitação irrestrita, por parte do concorrente, de todos os artigos deste regulamento e na declaração de autoria do filme e da posse de seus direitos autorais.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: festivalaqualtune@gmail.com

Outras redes sociais:
Instagram: @festivalaqualtune

Maceió, 03 de outubro de 2022