>> SOBRE O FESTIVAL
Alagoas carrega em sua história um dos símbolos mais fortes da resistência negra no mundo, o Quilombo dos Palmares. Apesar da imensurável importância reconhecida por estudiosos, a Serra da Barriga ainda necessita de ações e políticas públicas que contribuam para dinamizar o espaço do Parque Memorial Quilombo dos Palmares (primeiro parque com temática negra criado no país), tornando-o visível para o mundo.
Nas matas fechadas da Serra, que alcança 500 metros de altitude, milhares de pessoas negras escravizadas encontraram refúgio durante o período de dominação portuguesa e holandesa. Entre 1597 a 1965, mais de 20 mil pessoas viviam no Quilombo dos Palmares.
Evocando a imagem da guerreira Aqualtune, líder quilombola a frente do Quilombo dos Palmares, o FESTIVAL AQUALTUNE DE CINEMA E AFROFUTURISMO resgata o passado de resistência do território para provocar a mirada de um novo imaginário.
Se apresentando como uma das principais janelas nordestinas do Cinema Negro, a programação trará filmes em longa-metragem, experimentações provocativas e singulares de cinema expandido como a realidade virtual, a realidade aumentada, projeção mapeada e outras experimentações de arte tecnológica que dialoguem com o conceito de Afrofuturismo, com obras de realizadores negres do Brasil, da África, do Caribe e outras diásporas.
O festival propõe uma conexão com as raízes negras do Estado. Seu escopo promove uma conexão entre a capital alagoana e a Serra da Barriga, patrimônio histórico da América Latina, em União dos Palmares. As exibições de filmes e atividades formativas serão realizadas nesses dois pólos. Um verdadeiro mergulho no imaginário negro alagoano, promovendo uma experiência por meio da história local ao fazer do maior quilombo histórico uma sala de cinema.
As reflexões acompanham o festival com diversas oficinas, minicursos, masterclasses e a presença de pensadoras e pensadores de destaque do cinema negro brasileiro, reunídos para um momento de estudo e imersão nas trajetórias afrodiaspóricas a partir da perspectiva alagoana.
Entre os dias 11 e 20 de novembro acontecerá o FESTIVAL AQUALTUNE DE CINEMA E AFROFUTURISMO, com mostra competitiva, sessões especiais de cinema africano, ações formativas, apresentações artísticas e debates, em Maceió e na Serra da Barriga, em União dos Palmares. Uma grande celebração da negritude em Alagoas através do audiovisual.