O que acontece quando nada acontece
During a long period of isolation, two friends face the challenge of walking away from some important people until an important message emerges through a letter that was lost.
-
Alcimar VeríssimoDirectorAlgo sobre mim (2018)
-
Alcimar VeríssimoWriter
-
Móvel FilmesProducer
-
Alcimar VeríssimoKey Cast"Rapaz tatuado"
-
Yury do ValeKey Cast"Rapaz fumante"
-
Amanda SantiagoTradução
-
Project Title (Original Language):O que acontece quando nada acontece
-
Project Type:Experimental, Feature, Short, Student, Other
-
Runtime:40 minutes
-
Production Budget:1,187 USD
-
Country of Origin:Brazil
-
Country of Filming:Brazil
-
Language:Portuguese
-
Shooting Format:Digital
-
Aspect Ratio:4:3
-
Film Color:Black & White and Color
-
First-time Filmmaker:Yes
-
Student Project:Yes
-
Festival Internacional de Cinema Mensal de KosiceKosice
July 28, 2020
Best Mobile Phone Short -
Independent Short AwardsLos Angeles, CA
United States
August 20, 2020
Avaliação do júri
Melhor filme de curta metragem feito com celular -
Festival Internacional de PragaPrague
September 9, 2020
Juri
Best Mobile Phone Short -
19ª Mostra do Filme Livre
Brazil
September 12, 2020
Exibição on-line
Seleção Oficial -
Ojo Móvil Fest 2020Lima
Peru
October 20, 2020
Exibição on-line
Finalist -
10º Festival Internacional de Cinema de Balneário CamboriúBalneário Camboriú
Brazil
December 4, 2020
Exibição on-line
Seleção Oficial -
Seridó Cine FestivalNatal
Brazil
February 8, 2021
Exibição on-line
Seleção Oficial
Distribution Information
-
Móvel FilmesDistributorCountry: WorldwideRights: All Rights
-
XERB TVDistributorCountry: United StatesRights: Internet, Pay Per View
Alcimar Verissimo é um cineasta independente de Recife, Brasil. Seus projetos experimentais e ficcionais geralmente estão relacionados ao uso de dispositivos móveis, como celulares e tablets.
A ideia inicial que deu origem a este filme surgiu em março de 2019, quando comecei a escrever um livro sobre "as várias e várias coisas que um homem pode aprender com uma mulher". Com o passar do tempo, mais precisamente no dia 22 de agosto de 2019, eu tive um insight que mudou tudo. Descobri o sentido da vida.
O livro mudou de rumo. Antes falaria apenas sobre as mulheres que conheci durante a vida, "agora preciso falar sobre o sentido da vida, preciso levar essa mensagem para mais pessoas", pensei. Então com a chegada da COVID-19 no Brasil, fui forçado a uma quarentena domiciliar com meu amigo Yury, com quem dividia apartamento na época. Aos poucos, no ócio causado pelo isolamento, meu veio a ideia e oportunidade de finalmente produzir um novo filme. Abandonei as páginas já escritas do livro, fiz uma pequena sequência de imagens que até chegaram a ser gravadas, mas não foram utilizadas, refiz a sequência em forma de roteiro, inserindo diálogos íntimos e questionamentos sobre questões básicas da vida, então apliquei a mensagem do meu insight no filme.
Apesar do aborrecimento, posso afirmar que foi uma experiência muito boa. No período de 3 meses, o filme foi inteiramente gravado com iPhone XR (do meu amigo Yury), utilizando o app Filmic PRO, e sem ajuda direta de terceiros. Alguns movimentos de câmera vistos durante o filme foram inseridos na pós-produção do projeto, que me custou cerca de 5 mil reais que foram investidos em um novo computador para finalização e impressora, além dos custos com Filmic PRO e alimentação reforçada durante as gravações.
O filme que contaria apenas com dois personagens ganhou com o passar dos dias, a voz de outros personagens que seguem paralelos á história exibida em tela. Para reproduzir a voz destes personagens eu pude contar com a disponibilidade de alguns amigos que, mesmo a distância gravaram suas vozes para o filme, me enviando através de E-mail.
As gravações não seguiram a risca o que eu havia colocado no roteiro, já que durante as pausas nas gravações para o crescimento natural de cabelo e braba, novas idéias surgiam e eram gravadas posteriormente. Um filme que acompanhava em tempo real as notícias sobre os acontecimentos no mundo lá fora.
Em meio ás limitações climáticas e de equipamentos necessários para a produção do filme, optamos por realizá-lo da forma mais simples possível, apelando para recursos improvisados e muita força de vontade. Peço perdão caso o nosso áudio ou a luz de algumas cenas não tenham a melhor qualidade que vocês merecem.
Acredito que a mensagem principal do filme possa alcançar o coração de muitas pessoas no mundo inteiro, pois é uma presente para todos.
Espero que apreciem.
Façam um bom proveito do filtro.
Um grande abraço,
Alcimar.