O ciclo “Trás-os-Filmes” é um projeto que se foca na partilha de arte, histórias e cinema, que ambiciona tornar-se um ciclo anual de cinema contemporâneo. O ciclo terá a duração de dois dias, durante o fim-de-semana de 7 e 8 de outubro 2023. Sábado será o dia dedicado às curtas-metragens selecionadas pela organização, incluindo a estreia do documentário sobre a curta-metragem “matar tempo”, produzida em Mondim de Basto; e terá uma sessão noturna, que terá a secção competitiva de micro-filmes, que resultou de uma chamada aberta a trabalhos com a duração máxima de sessenta segundos

Os “filmes a concurso” terão como tema “O início” em honra da primeira edição do festival. Este será dividido em duas partes: participantes até aos 16 anos e participantes acima dos 16 anos. O júri, composto por 5 elementos, elegerá um vencedor de cada uma das secções a quem será entregue um prémio - “O Favinho d’Ouro” e “O Favo d’Ouro”, respetivamente. Será ainda entregue um “Prémio do Público”.

1º Objetivo e âmbito

1. O ciclo de cinema Trás-os-Filmes - cinema contemporâneo em Trás-os-Montes tem como objetivo fomentar o interesse pelo audiovisual e cinema português na região de Trás-os-Montes, dando a conhecer produções com participação portuguesa, tanto de novos realizadores como de nomes já estabelecidos, em Mondim de Basto, nos dias 7 e 8 de outubro de 2023.
2. A Competição de Micro-Filmes terá como objetivo fomentar o interesse pela produção de cinema e audiovisual e é dirigida a todos os interessados em participar nesta chamada de trabalhos.
3. As alíneas constantes no presente regulamento têm como objetivo a definição das normas de participação na Competição de Micro-Filmes.

2º Proposta

1. Cada participante terá que submeter o seu filme através da plataforma online https://filmfreeway.com/trasosfilmes60segundos devidamente preenchido com as informações e autorizações necessárias requeridas no Artigo 5º.
2. Todos os filmes terão que ter como tema ou motivo “O início” - em honra à primeira edição do ciclo de cinema e competição de micro-filmes.

3º Critérios de elegibilidade

1. Só serão aceites projetos originais.
2. É aceite qualquer candidatura dentro do prazo estabelecido.
3. Os concorrentes podem submeter vários projetos a concurso, sendo que só poderá prosseguir para a fase seguinte apenas um projeto por concorrente.
4. Qualquer projeto submetido terá que ter a duração mínima de um minuto e a duração máxima de dois minutos (entre 60 a 120 segundos).
5. Caso existam projetos realizados por mais do que um concorrente, o limite será estabelecido a dois - um projeto individual e um projeto coletivo.
6. As inscrições são gratuitas e podem candidatar-se artistas amadores ou profissionais com idade superior a 12 anos.
7. Caso o concorrente seja menor de idade (inferior a 18 anos), terá que ser submetida uma autorização assinada pelo guardião legal, na qual toma conhecimento da participação na competição e dos termos do regulamento.

4º Secções

1. Existem duas secções para inscrição - Competição Favinho d’Ouro, para menores de 16 anos (inclusivé); Competição Favo d’Ouro, para maiores de 16 anos.

5º Submissão de candidaturas

1. O processo de candidaturas decorre de 1 de agosto a 15 de setembro de 2023.
2. Apenas serão admitidas candidaturas redigidas em português ou inglês e que cumpram os critérios estabelecidos no Artigo 3º.
3. A candidatura só será válida caso contenha os seguintes elementos: - biografia dx/s realizador/es; link de visionamento da micro-curta.
4. Só serão aceites candidaturas submetidas através da plataforma FilmFreeway, salvo exceções que serão analisadas caso a caso pela organização.

6º Seleção oficial e comunicação dos resultados

1. Todas as candidaturas válidas serão submetidas à apreciação do júri interno.
2. O júri será constituído por um membro da organização, um membro ligado à Casa da Cultura - Favo das Artes e um membro ligado à vereação da Cultura da Câmara Municipal de Mondim de Basto.
3. O processo de seleção decorrerá entre 16 e 30 de setembro de 2023.
Todos os selecionados serão informados através dos contactos disponibilizados aquando da submissão da candidatura.

7º Prémios

1. Todos os projetos selecionados para as secções apresentadas no artigo 4º serão considerados para os respetivos prémios, Favo d’Ouro e Favinho d’Ouro.
2. Todos os projetos selecionados serão também considerados para o Prémio do Público, sendo que o respetivo vencedor decorrerá do voto do público que assistir ao visionamento dos filmes, durante o ciclo de cinema.
3. Todos os premiados terão direito a uma estatueta alusiva à região e um cabaz de produtos de Mondim de Basto.
4. Os premiados serão distinguidos na cerimónia de encerramento do ciclo de cinema, no dia 8 de outubro.

8º Aceitação e conclusão

1. A participação na Competição de Micro-Filmes pressupõe o conhecimento e aceitação de todo o conteúdo constante do presente regulamento
2. Qualquer omissão no presente regulamento será decidida pela equipa do Trás-os-Filmes - cinema contemporâneo em Trás-os-Montes.
3. Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional necessário deverá ser remetida para filmesaosmontesproducao@gmail.com com o assunto “Regulamento Micro-Curtas”.