---- ATTENTION ENGLISH ----
---- READ CAREFULLY BEFORE SUBMITTING ANY SCREENPLAY ----
PORTUGUESE LANGUAGE SCREENPLAY FESTIVAL
Feature film screenplays (50 A4 pages or more), all film genres accepted but ONLY PORTUGUESE LANGUAGE screenplays will be accepted for competition.

Após quatro inesquecíveis edições do GUIÕES, cá estamos uma vez mais para vos ajudar a quebrar barreiras nas vindouras jornadas criativas.

Voltamos, por isso, a disponibilizar o muito requisitado serviço adicional de FEEDBACK (com taxa única de $100), que proporcionará uma análise profissional do GUIÃO (script doctoring de 2 a 3 páginas A4) com levantamento de ideias e comentários sobre a narrativa / personagens, tema e estrutura que poderão ajudar a aperfeiçoar o guião/roteiro em causa.

(como já é do vosso conhecimento, as candidaturas que requisitem este serviço de FEEDBACK não terão qualquer tipo de benefício no tipo de avaliação prestada pelo painel avaliador do GUIÕES, tendo em vista a selecção para o lote de finalistas, mas poderá ser uma ferramenta muito útil para o desenvolvimento do guião a curto/médio prazo; todos os guiões submetidos a concurso serão avaliados com o mesmo rigor de forma justa e imparcial – características que se têm afirmado como a principal bandeira e força motriz do GUIÕES)

Continuará também activa a competição paralela PT CO-PROD, onde produtoras de Língua Portuguesa com projectos de longa-metragem em desenvolvimento que procurem co-produtores nos vários países de Língua Portuguesa poderão submeter o projecto para privilegiada análise de uma plateia de produtores na cerimónia do GUIÕES.

FORMATO ACEITE – COMPETIÇÃO OFICIAL / PT CO-PROD
Longa-Metragem (duração igual ou superior a 50 páginas A4)

Todos os géneros são válidos (Comédia, Fantasia, Terror, Drama, Documental, Híbrido, etc).

Idioma – Língua Portuguesa (independentemente de acordos ortográficos, países de origem, etc).

**RECOMENDAMOS A LEITURA ATENTA DO REGULAMENTO ANTES DE SUBMETER QUALQUER CANDIDATURA**

PRAZOS E TAXAS DE INSCRIÇÃO

COMPETIÇÃO OFICIAL

Regular (até 31 de Março) = $30

Regular com Feedback (até 31 de Março) = $130

Extended (até 15 de Maio) = $60

Extended com Feedback (até 15 de Maio) = $160

PT CO-PROD

Prazo Único (até 15 de Maio) = $50

(para o PT CO-PROD deverá apresentar o projecto completo: incluindo guião / roteiro, sinopse, biofilmografia da equipa envolvida, orçamento, plano de financiamento, moodboard)

CONCEITO

O GUIÕES nasceu para ajudar a resolver três problemas:

1. Os baixos índices de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa.

2. A dificuldade que talentosos guionistas/roteiristas de Língua Portuguesa encontram para conseguir chegar a agentes, produtores, realizadores e investidores.

3. As queixas que agentes, produtores, realizadores e investidores fazem da dificuldade em arranjar guiões/roteiros com potencial, quando normalmente eles próprios não aceitam/lêem submissões de guiões/roteiros não solicitados.

Posto isto, é principal objectivo do GUIÕES estabelecer-se como um essencial ponto de contacto entre os guionistas/roteiristas de Língua Portuguesa e os agentes, produtores, realizadores e investidores que poderão dar sequência ao material criado.

Ao mesmo tempo, o GUIÕES pretende ser uma alavanca para incrementar os níveis qualitativos de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa.

Funcionando como uma espécie de barómetro para o futuro da criação cinematográfica em Língua Portuguesa, através do julgamento qualitativo de todos os guiões/roteiros submetidos – independentemente do nome do autor correspondente ou do género abordado – e através da elaboração de uma rede de parceiros que se permitam à descoberta de novo material, o GUIÕES pretende marcar um virar de página no processo de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa.

O GUIÕES só privilegiará duas coisas: o talento do autor e a qualidade do guião/roteiro.

O resto é conversa.

www.guioes.com/premios

/// Prémios em construção. Mais informações brevemente.

(Valor total de prémios no GUIÕES 2017, para referência: 9000 EUR)
__

Paralelamente à cerimónia do festival, todos os guiões submetidos a concurso ficarão disponíveis para breve apresentação online na GUIOTECA (salvo expressa declaração contrária do autor), com título, nome e contacto do autor, género e premissa visíveis na base de dados anual.

Os 10 finalistas da competição oficial serão obviamente destacados na imprensa / páginas do festival e terão uma oportunidade única para apresentar os projectos em primeira mão e de conviver com importantes membros da indústria cinematográfica de Língua Portuguesa.

Os projectos seleccionados no PT CO-PROD serão obviamente destacados na imprensa / páginas do festival e os autores / produtores terão uma oportunidade única para apresentar os projectos em primeira mão a potenciais co-produtores de Língua Portuguesa.

Serão convidados a participar no festival vários agentes, produtores, realizadores e investidores da indústria cinematográfica de Língua Portuguesa e proporcionadas, em plena cerimónia, sessões gerais e individuais de pitching dos projectos finalistas.

A cerimónia promoverá a contratação, o reconhecimento e a divulgação de novos guiões entre as pessoas que realmente poderão dar sequência e fazer a diferença na concretização dos respectivos projectos.

REGULAMENTO – COMPETIÇÃO OFICIAL

1. Todos os autores deverão ter idade igual ou superior a 18 anos no momento da candidatura.

2. Guiões escritos por mais do que uma pessoa são elegíveis para candidatura. Em caso de obtenção de prémio, o mesmo será atribuído ao grupo de autores como se de uma pessoa única se tratasse (ou seja, não será multiplicado pelo número de autores envolvidos).

3. Os Guiões submetidos deverão ser obras originais dos respectivos autores:

a) Que ainda não tenham sido produzidas ou entrado em produção no momento da candidatura.
b) Guiões adaptados de outras fontes ou formatos (como, mas não limitados a, romances, novelas ou peças de teatro) que tenham sido escritos/as por outros autores não são elegíveis para candidatura, independentemente de autorização fornecida pelo correspondente detentor dos direitos.
c) Guiões adaptados de outras fontes pelo autor dessa mesma fonte não são elegíveis para candidatura, caso os direitos de opção ou de produção dessa mesma fonte estejam já contratualizados com terceiros.
d) Guiões adaptados de material de fonte cuja esteja no domínio público são elegíveis.

4. Submissões de novos tratamentos ou versões corrigidas dos Guiões candidatos não serão aceites.

5. Os Guiões terão de estar escritos em Língua Portuguesa (podendo no entanto conter elementos em outros idiomas, desde que os mesmos não correspondam a mais de 1/4 do total das palavras contabilizadas pelo respectivo Guião).

6. Um autor poderá submeter mais do que um Guião a concurso. No entanto, uma nova candidatura será necessária para cada Guião por si submetido.

7. Os 10 finalistas seleccionados serão convidados a participar na cerimónia do GUIÕES.

8. A submissão de uma candidatura ao GUIÕES não implicará qualquer tipo de cedência dos direitos de exploração comercial do guião a concurso. Os direitos de exploração comercial do mesmo manter-se-ão propriedade exclusiva do respectivo autor.

9. A decisão correspondente à selecção dos finalistas e dos vencedores do GUIÕES será final e soberana.

MUITO IMPORTANTE

REGISTO IGAC*: Antes de submeter o seu Guião a alguém, registe-o no Instituto de Gestão das Actividades Culturais. Se precisar de mais informações sobre o processo de registo, por favor visite o site do IGAC. A submissão de uma candidatura ao GUIÕES não obriga ao registo, mas é a nossa recomendação que o faça. O autor do Guião submetido a concurso será sempre o responsável pela autoria do mesmo (e correspondentes direitos exercidos sobre a obra a concurso).

*IGAC ou correspondente jurisdição nacional responsável pelo registo de propriedade intelectual de guião cinematográfico (países falantes de Língua Portuguesa). No Brasil, esse órgão é a Fundação Biblioteca Nacional.

REGULAMENTO – PT CO-PROD

1. A submissão de guiões/roteiros está aberta a todas as empresas produtoras de Língua Portuguesa, com projectos em fase de desenvolvimento que cumpram os seguintes requisitos: duração mínima de 50 páginas A4 (longa-metragem), escritos em Língua Portuguesa.

2. Todas as candidaturas deverão ser feitas através da plataforma FilmFreeway.

3. O objecto de avaliação será o guião submetido na candidatura, mas a inclusão de elementos adicionais poderão ajudar a reforçar a candidatura. Tais como, nota de intenções, CV de produtora e roteirista/director, abordagem estética (moodboard) e links para trabalhos anteriores. Esses documentos adicionais poderão ser anexados na página da candidatura, via FilmFreeway.

4. Um representante de cada projecto seleccionado para participar no PT CO-PROD, que receberá especial destaque durante a cerimónia do Festival GUIÕES, será convidado a participar na cerimónia.

5. A decisão correspondente à selecção dos projectos a participar no PT CO-PROD será final e soberana.

6. Todas as dúvidas que poderão surgir pela interpretação deste regulamento serão resolvidas pela organização do GUIÕES / PT CO-PROD.

FAQ / PERGUNTAS FREQUENTES

http://guioes.com/regulamento

Overall Rating
Quality
Value
Communication
Hospitality
Networking
  • Paulo Leierer

    Mesmo não tendo comparecido ao Guiões, a experiência de ter sido selecionado foi muito positiva.

    A organização do festival é muito solícita e transparente.

    O festival se pretende a ser uma ponte entre os roteiristas e os produtores, e faz isso muito bem. Graças ao Guiões eu consegui mostrar o roteiro a diversos produtores e iniciar conversas sobre a realização do filme.

    Por fim, o feedback que eles enviam do roteiro é excelente, e que ajuda muito o roteirista a pensar em como evoluir seu próprio projeto.

    March 2018
    Gui%c3%95es logo jpeg c%c3%b3pia
    Response from festival:

    Que boa surpresa, Paulo! Muito obrigado! As tuas palavras dão força para continuarmos sempre a tentar fazer mais e melhor. :)