DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVIRUS, O FESTCIMM GARANHUNS IRÁ REMARCAR UMA NOVA DATA PARA REALIZAÇÃO DO EVENTO. Agradecemos a compreensão de todos.

1º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE GARANHUNS – PE

FESTIVAL DE CINEMA INTERNACIONAL NO MEIO DO MUNDO

1 – Objeto
1.1. Este é o 1º Festival Internacional de Cinema Independente da cidade de Garanhuns Pernambuco, idealizado pelo cineasta Lucas Marinho
1.2. Este Festival cobrirá produções audiovisuais, inéditas ou não, curtas e longas metragens produzidas em qualquer formato existente e para qualquer plataforma de exibição nas categorias de ficção, animação, documentário e experimental.
1.3 As produções serão aceitas a partir do ano seguinte até a data de inscrição no Festival.
1.4 Não serão aceitas produções institucionais e publicitárias.
2 – O objetivo do festival
2.1. Estimular e formatar novos profissionais; produzir, divulgar e comercializar a produção brasileira, independente ou não, com o objetivo de criar um novo polo de produção audiovisual nessa região do país, além do existente nos grandes centros.
2.2 Aumentar a promoção turística da cidade de Garanhuns e região, bem como do Estado de Pernambuco.
3 – Registro e Seleção de Produções
3.1. As inscrições estão abertas até o dia 01 / maio / 2020
3.2. Divulgação dos selecionados: 01/06 2020

Prêmio “Seu Zé” de Longa Metragem

- Melhor Filme Nacional
- Melhor Filme Internacional

Prêmio “Seu Zé” de Curta Metragem

- Melhor Filme
- Melhor Direção
- Melhor Direção de Arte
- Melhor Roteiro
- Melhor Ator
- Melhor Atriz
- Melhor Trilha sonora original
- Melhor Som

Prêmio “Seu Zé” de Animação Curta Metragem

- Melhor Filme
- Melhor Animação

Prêmio “Seu Zé” Documentário

- Melhor Documentário Curta Metragem
- Melhor Documentário Longa Metragem

5.1. O Festival é aberto a profissionais (pessoas físicas ou jurídicas), amadores e estudantes do segmento do audiovisual, doravante denominados, PARTICIPANTES.
5.2. Temática desta 1º edição: Livre.
5.3. Não poderão participar: Membros que integram a Comissão Organizadora e a Comissão Selecionadora (Curadoria), os jurados oficiais, patrocinadores, nem qualquer integrante envolvido direta ou indiretamente na produção do Festival.
5.4. Inscrição: Será cobrada uma taxa simbólica definida pelos organizadores do festival. A produção inscrita pode ser autoral ou em coautoria. O PARTICIPANTE é responsável pela inscrição da obra (coautoria ou não), tendo total ciência e concordando com todos os termos do presente regulamento, sob pena de ser responsabilizado por eventuais perdas e danos a terceiros, de forma direta ou indireta.
5.5. Pós inscrição: Os PARTICIPANTES, após a inscrição da produção, não poderão alterar a ficha técnica da mesma (equipe em geral) e afins, exceto por motivo urgente devidamente comprovado. A produção será aceita em conformidade com a ficha de inscrição.
5.6. Se o PARTICIPANTE descumprir a regra do item 5.3 será automaticamente excluído de todas as inscrições, sem possibilidade de ser substituído por outro PARTICIPANTE.
5.7. Quantidade de produções: Cada PARTICIPANTE terá o direito de inscrever no máximo 3 (três) produções finalizadas e não em processo de finalização, como produtor ou diretor. As mesmas obras poderão ser selecionadas para o presente festival, até a etapa final, conforme decisão dos jurados.
5.8. Estimativa de Tempo de duração das produções, incluindo os créditos:
– Curta-metragem: até 25 minutos.
– Longa-metragem: acima de 70 minutos.
5.9. Não serão aceitas produções institucionais nem publicitárias.
5.10. Serão aceitas produções desde o ano subsequente até a data da inscrição.
6- Das Categorias
6.1.O festival abrange tanto mostras competitivas como não competitivas.
6.1.1. Mostra competitiva: Seleção de filmes de todos os gêneros
6.1.2. Mostra não competitiva: “Nossa Mostra“. – Critérios: divulgando o perfil turístico, cultural e afins de Pernambuco. O mesmo será produzido pela Comissão Organizadora do Festival.
6.2. Filmes Convidados: A Comissão Organizadora selecionará filmes para serem exibidos que sejam interessantes ao festival.
7- Da Inscrição
7.1. O PARTICIPANTE deverá preencher o formulário de inscrição no site do festival ou em plataformas credenciadas.
7.2. Deverão ser disponibilizados, via site ou download, trailer ou trecho de até 05 (cinco) minutos, em alta qualidade da produção inscrita para ser utilizado em materiais de divulgação e afins, conforme a seleção para a mostra competitiva.
7.3. As produções serão recebidas dentro do período de inscrição e em conformidade com o presente regulamento.
7.4. No site www.festcimm.com.br o PARTICIPANTE deverá preencher toda a ficha de inscrição e anexos, especificando a classificação indicativa da produção, conteúdo e demais informações, seguindo as normas da nova classificação indicativa.
7.5. As inscrições e envio das produções deverão ser encaminhadas, PREFERENCIALMENTE, por meio online através do site do Festival.
7.6. Envio das Produções Online:
7.6.1. Os arquivos das produções inscritas no site do Festival devem ser enviados nas seguintes plataformas de compartilhamento de vídeos: Google Drive, Mega, Vimeo, Dropox, ou outra da sua preferência. Se houver senhas de acesso, deverão ser oportunamente informadas na ficha de inscrição. Se houver alteração, o PARTICIPANTE deverá informar na maior brevidade possível.
7.6.2. Serão aceitos produções com arquivo nos formatos: Full HD ou HD, e no formato MP4. O nome do filme também deverá constar no arquivo.
7.6.3. O tamanho do arquivo não deve ultrapassar o limite de 20GB.
7.6.4. A cópia da produção deve estar em condições de ser exibida, caso contrário o PARTICIPANTE será excluído do processo seletivo.
7.6.5. Download: se houver qualquer problema com o arquivo, a Comissão Organizadora poderá solicitar o reenvio de outra cópia da produção, mencionando a data de inscrição da mesma. O PARTICIPANTE terá o prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas para envio da produção via link, via e-mail.
7.7. Havendo qualquer imprevisto no reenvio da produção, o mesmo deverá ser resolvido entre as partes, na maior brevidade possível.
7.8. Havendo mais de uma produção inscrita devidamente preenchida em separado, os arquivos deverão ser enviados, também, individualmente.
7.9. No dia da inscrição deverá ser enviado também os arquivos correspondentes, e após avaliação, o PARTICIPANTE receberá a confirmação do recebimento, através do email.
7.10. PARTICIPANTES menores de idade: Só participarão mediante a assinatura dos pais ou responsáveis legais, no termo de autorização.
7.11. O PARTICIPANTE se responsabiliza único e exclusivamente pelo direito autoral e integral da(s)produção(s) inscrita(s), assim como por eventuais reclamações de qualquer tipo ou ações judiciais por parte de terceiros, com relação às mesmas. Constatada alguma irregularidade do PARTICIPANTE, este será desclassificado, sem direito a nenhum tipo de recurso.
7.12. Com a inscrição corretamente preenchida, o site confirmará automaticamente o recebimento da mesma através de um email, que servirá também, como comprovante da inscrição.
8- Da Pré-seleção
8.1. A avaliação dos vídeos será realizada por profissionais convidados, vinculados às áreas das artes, comunicação, cinema, turismo e fotografia.
8.2. A boa qualidade do material enviado pelo PARTICIPANTE é importante para a análise da pré-seleção.
8.3. Nesta primeira etapa serão selecionadas as melhores produções qualificadas em pontuações. O número de filmes a ser exibido no Festival deverá ser adaptado aos três dias de programação (de 12 a 14 de Junho de 2020).
8.4. A lista dos classificados para a fase eliminatória será oportunamente divulgada no site do Festival e comunicada via email aos selecionados. Os mesmos serão convidados a participarem das sessões de exibição e cerimônia de premiação do Festival. Os custos de traslado, alimentação e hospedagem, serão definidos pela Comissão Organizadora do Festival, conforme a estrutura financeira disponível no momento.
8.5. Decisão dos Jurados: Será soberana e não caberá recurso ou questionamento algum com relação aos critérios usados na pré-seleção e seleção final.
8.6. As produções inscritas: O material inscrito e enviado ao Festival fará parte do seu acervo e poderá ser utilizado em exibições culturais públicas, gratuitas, em divulgação em qualquer tipo de mídia e sem finalidades comerciais. O PARTICIPANTE, no ato da inscrição, concorda e autoriza com o uso da sua produção, sem que isso represente ônus de qualquer natureza ao uso de imagem, direitos autorais e afins ao Festival, a qualquer tempo, sem limitação de número de exibições, e sem qualquer remuneração para o PARTICIPANTE.
9- Da Competição
9.1. Os filmes selecionados poderão ser exibidos em outro festival, no Brasil, durante o período do presente festival. E sempre e quando não gerem conflito entre as partes de qualquer índole , sob pena de serem excluídos do mesmo.
10- Dos Selecionados Finalistas
10.1. As produções finalistas do 1º Festival de Internacional de Cinema de Garanhuns serão apresentados e definidos por categorias pela Comissão Organizadora do Festival.
10.2. Programação: Após a divulgação dos finalistas, a programação oficial será divulgada no site https://festcimm.com.br
11 – Da Premiação
11.1. Jurado Técnico: A Comissão Selecionadora será composta por seis jurados selecionados pela Comissão
Organizadora, que avaliarão as produções com pontuação de 1 (um) a 10 (dez), para serem exibidos nas sessões
competitivas .
11.2. Júri Oficial: Os filmes selecionados e exibidos, nas sessões competitivas, concorrem à premiação definidas pela
escolha do júri oficial. A mesma é composta por seis jurados, que avaliarão as produções
11.3. Além do Troféu poderão existir outras premiações ou menções, seguindo o critério da Comissão Organizadora, e
decorrentes de parcerias e/ou patrocínios. Havendo premiação em dinheiro, estará sujeita a tributação da legislação
vigente. Todas essas informações serão oportunamente divulgadas no site do Festival.
12 – Do Ingresso
12.1. A Comissão Organizadora do Festival não efetuará a cobrança de ingresso de público nas sessões de exibição. E disponibilizando assim, de forma gratuita, a participação de toda a comunidade em geral, e que será feita
conforme ordem de chegada. A participação de grupos escolares, estudantes de faculdade, etc., será devidamente
planejada com antecedência.
13- Das Disposições Finais
13.1. Caberá à Comissão Organizadora do Festival reservar-se ao direito de realizar ou decidir qualquer alteração no desenvolvimento geral do mesmo.
13.2. A Comissão Organizadora do Festival só se responsabilizará pelas despesas de traslado, hospedagem e alimentação dos PARTICIPANTES e convidados, conforme a disponibilidade financeira e com os quais tenha se comprometido por escrito.
13.3. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por devoluções, imprevistos, extravios, e outras despesas
decorrentes do envio do material para a inscrição do PARTICIPANTE e produção(s).
13.4. Qualquer atitude do PARTICIPANTE, em detrimento ao presente regulamento, acarretará na sua automática exclusão do Festival.
13.5. As decisões das Comissões Selecionadoras e de premiação serão soberanas, contra as quais não caberá qualquer recurso.
13.6. Todo filme selecionado e incluído na programação do Festival não poderá ser retirado, exceto pela própria Comissão Organizadora.
13.7. A inscrição do PARTICIPANTE no Festival configura a sua automática concordância com a integralidade do presente Regulamento.
13.8. A Comissão Organizadora reserva-se ao direito de prorrogar ou não o prazo de inscrições das produções, desclassificar filmes já anunciados a fazer parte da programação, e alterar outras eventualidades.
13.9. Qualquer imprevisto ou questões omissas decorrentes do presente Festival, serão oportunamente resolvidas pela Comissão Organizadora, sendo sua decisão soberana.