Farewell Tales
Claudia, in agreement with her husband, decides to open the relationship to get involved with other people. She becomes the bait to bring women to, what would be, an adventure to three. She does not reveal the plan to the girls she meets, who when they find out, are already involved. The joke goes badly when Claudia falls in love, her sexual orientation is questioned and the husband is excluded. Claudia finds herself involved in a tangle of lies and omissions, of which it will be difficult to unravel.
-
Priscila AssumpçãoDirector
-
Priscila AssumpçãoWriter
-
Priscila AssumpçãoProducer
-
Priscila AssumpçãoKey Cast
-
Patricia SosoKey Cast
-
Priscila IoliKey Cast
-
Ana FranciscoKey Cast
-
Priska NunesKey Cast
-
Ema FontesKey Cast
-
Project Title (Original Language):Contos de Despedida
-
Project Type:Web / New Media
-
Runtime:12 minutes
-
Completion Date:July 18, 2017
-
Country of Origin:Portugal
-
Country of Filming:Portugal
-
Language:Portuguese
-
Shooting Format:digital
-
Aspect Ratio:16:9
-
Film Color:Color
-
First-time Filmmaker:Yes
-
Student Project:No
É Mestra em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras de Lisboa e continua investigando o trabalho de atores para as câmeras.
É atriz profissional, diretora e realizadora. Atualmente trabalha como coach para atores e profissionais de outras áreas. Cursou o doutoramento da Escola Superior de teatro e cinema, investigando métodos de análise do trabalho do ator.
Ganhou o prémio de melhor atriz pela Companhia de Teatro os Satyros, realizou o curta-metragem Kambô, com dois prémios pela Academia Internacional de Cinema além de realizar workshops de interpretação.
Começou sua carreira em São Paulo, seguindo para Curitiba, Rio de Janeiro e finalmente, Lisboa.
Hoje conta mais de 15 anos de trabalhos na área artística. Frequentou cursos na New York Film Academy e fez assistência de atores/diretores de TV e Cinema.
Como artista e espectadora sempre senti falta de mais conteúdos que representem relações fora da normatividade, especificamente em língua portuguesa. Meu primeiro filme de referência foi "Quando a noite cai". E a serie de referência para mim foi "The L word", excelente em todos os aspectos de produção.
Recentemente as telenovelas começaram a explorar algumas relações lésbicas em suas tramas, mas é apenas o começo, pois há imensas possibilidades e histórias a serem contadas.
O texto original de Contos de Despedida é uma peça de teatro de minha autoria, pelo que fiz uma continua adaptação para vídeo durante as gravações. Empolgou-me a ideia e o risco de escrever, dirigir e atuar.
Contos de despedida foi produzida sem nenhum apoio financeiro! Utilizamos todos os recursos disponíveis como equipamento técnico, atores e locações. Cada participante do projeto colaborou em prol da realização de um objetivo em comum. Todos queriam fazer arte e trabalhar com paixão!
Decide apostar na produção independente e na facilidade conseguida através da internet para produzir umas das várias histórias que gostaria de contar partindo de várias premissas: e se Claudia se apaixona? O que fazer em relação as ameaças do marido? E se ela for perseguida por uma das raparigas? E a criança? E se adiou durante anos algo que ela sempre soube e agora é confrontada com sua própria verdade?
A história é sobre uma mulher casada com um homem que sente-se curiosa por experimentar relações sexuais com outras mulheres. O marido concorda com a aventura inicialmente, mas logo se vê excluído. Por outro lado, as mulheres não querem estar com uma mulher casada. Claudia tem que tomar uma decisão antes que sua vida torna-se insuportável.
A serie é de género dramático e aborda questões de diversidade de orientação sexual. Será Claudia lésbica por estar com outras mulheres, enquanto também esta casada com um homem? Será importante definir-se ou apenas expressar-se e assumir as consequências disto? Claudia descobre sensações que nunca tinha imaginado através dessas novas experiencias.
As cenas decorrem nos tempos atuais entre Lisboa e Cascais, em Portugal. Há a oportunidade de conhecer a ambiência dessas zonas do país através de trajetos de comboio, paisagens, vistas aéreas.
O tom varia entre o dramático e o dinâmico e temos momentos que lembram um videoclip. Tudo muito próximo do mundo interior de Claudia e do modo como está a experiênciar cada momento.
A musica é muito importante. Usamos musicas livres de direitos e de géneros diversos para ilustrar o mood da cena e da personagem. Há experimentação também está presente na edição.
Por ter sido um projeto piloto sem nenhum financiamento, aproveitamos para experimentar todas as nossas ideias e recursos disponíveis e pretendemos melhorar todas as questões técnicas para um 2ª temporada, financiada.