O 18º Festival Nacional de Cinema Estudantil de Guaíba/Mostra Nacional e Internacional de Curtas e Longa Metragens (Cinestudantil Guaíba 2019) acontece de 18 a 23 de novembro de 2019, em Guaíba/RS. O evento surgiu em 2002, no Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim/Guaíba/Rs, a partir das aulas de filosofia e artes do professor Valmir Michelon e tem por objetivo incentivar a produção audiovisual e uso das novas tecnologias como atividade pedagógica vinculada ao currículo escolar.

2. PARTICIPANTES
Podem participar do Festival os filmes realizados por alunos de Educação Infantil (0 a 5 anos) e Anos Iniciais (1º ao 5º ano); Anos Finais (6º ao 9º ano) e por alunos do Ensino Médio ou Técnico. O Festival abre espaço também para filmes curtas e longas
de outros paéses realizados por produtoras, universidades ou de forma independente, profissionais, desde que contribuam com a PROPOSTA EDUCATIVA do evento. Estes últimos, serão alocados na Mostra Alternativa, também competitiva.

Entregamos troféus aos destaques do evento nas diferentes categorias, como prêmio criatividade, direção, roteiro, fotografia, atuação, entre outros

REGULAMENTO 2019

1. O EVENTO
O 18º Festival Nacional de Cinema Estudantil de Guaíba/Mostra Nacional de Curtas e Longa Metragens (Cinestudantil Guaíba 2019) acontece de 18 a 23 de novembro de 2019, em Guaíba/RS. O evento surgiu em 2002, no Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim/Guaíba/Rs, a partir das aulas de filosofia e artes do professor Valmir Michelon e tem por objetivo incentivar a produção audiovisual e uso das novas tecnologias como atividade pedagógica vinculada ao currículo escolar.

2. PARTICIPANTES
Podem participar do Festival os filmes realizados por alunos de Educação Infantil (0 a 5 anos) e Anos Iniciais (1º ao 5º ano); Anos Finais (6º ao 9º ano) e por alunos do Ensino Médio ou Técnico. O Festival abre espaço também para filmes curtas e longas realizados por produtoras, universidades ou de forma independente, profissionais, desde que contribuam com a PROPOSTA EDUCATIVA do evento. Estes últimos, serão alocados na Mostra Alternativa, também competitiva.

3. JURADOS
Os jurados serão escolhidos pelos organizadores do Festival, os quais terão a responsabilidade de selecionar os destaques de cada mostra.

4. MOSTRAS OFICIAIS
O Festival possui duas mostras oficiais: Mostra Estudantil e a Mostra Alternativa.
A Mostra Estudantil é subdividida em: Educação Infantil/Anos Iniciais; Anos Finais e Ensino Médio (ou técnico).

4.1. MOSTRA ESTUDANTIL
4.1.1.Estão aptos a participar desta mostra os filmes nos quais os integrantes da produção e principais atores sejam estudantes de Educação Infantil / Anos Iniciais (até 5ºano), Anos Finais (6º ao 9º) e Ensino Médio (ou técnico).
4.1.2. .Será necessário o comprovante de vínculo com a instituição escolar dos alunos participantes da produção.
4.1.3.As produções realizadas na Educação Infantil/ Anos Iniciais são livres em gênero e formato, não podendo ultrapassar a 10 min, incluindo créditos.
4.1.4. Para os anos finais e ensino médio ou técnico os filmes ficam subdivididos nas categorias de Ficção, Documentário e Propaganda Educativa também serão aceitos em formato de Animação ou livre(caso não se enquadre em nenhuma das mostras dos festival..
4.1.5. Será necessário o envio dos comprovantes de vínculo escolar dos alunos participantes desta mostra, independente da função executada na produção do filme (direção, roteiro, elenco principal e secundário) e do professor (a) que orientou ou se responsabilizou pela produção.
4.1.11.Serão aceitos trabalhos realizados por grupos de alunos de diferentes turmas ou escolas, porém, apenas uma escola poderá ser a representante oficial do filme. Mesmo assim, será necessário o envio do comprovante de vínculo escolar de todos os envolvidos na realização do filme.
4.1.12. Este modelo de documento estará disponível junto a este regulamento, na página facebook.com/cinestudantil ou com os organizadores do Festival. Ele deverá ser enviado com o filme pelos correios ou para o e-mail cinestudantilguaiba@gmail.com
4.1.13.Depoimentos e atuações de pessoas que não se enquadram nos requisitos da mostra (não estudantes) serão aceitos quando o roteiro exigir alguma característica física específica para a composição deste personagem.


4.3. MOSTRA ALTERNATIVA
4.3.1.A Mostra Alternativa é aberta para filmes nas categorias ficção, documentário e animação, podendo ser curtas ou longas.

5. TEMPO DE DURAÇÃO
5.1. Propagandas Educativas devem ter tempo máximo de 1 (um) minuto e 30 (trinta) segundos (incluindo abertura e créditos finais).
5.2.Ficção e Documentário, os filmes devem ter tempo máximo de 20 minutos (incluindo abertura e créditos finais).
5.3.Curtas dos anos iniciais/educação infantil devem ter no máximo até 10min, incluídos os créditos.
5.4.Os filmes com duração superior a 20 minutos poderão ser inscritos na Mostra Livre ou Alternativa, passando então a seguir as regras competentes a esta Mostra.
5.4.Para a Mostra Alternativa não há restrição quanto ao tempo da produção.

6. INSCRIÇÕES
6.1.As inscrições são gratuitas e acontecem de 12 de julho a 20 de setembro de 2019, sendo o dia 21/09/2019 a data limite para a chegada dos filmes e da documentação solicitada (via correio). O interessado deve acessar o link abaixo e preencher o formulário on line. Uma cópia das respostas será enviada para e-mail cadastrado, essa será a sua ficha de inscrição. Link de acesso:
https://drive.google.com/open?id=164sU1fkQQ0GJ-PpoIJtjF5ceDaXygCnwtuOFJ0zRK6Y

6.2.A entrega da mídia, contendo o filme (gravado no formato de dados e nas extensões avi; mp4 ou mov) deverá ser feita pessoalmente ou pelo correio na secretaria no Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, para o seguinte endereço: - Rua Dr. Montaury, 289 - Centro- Guaíba/ RS - CEP: 92 70 46 50 , contendo a descrição “18˚ FESTIVAL NACIONAL DE CINEMA ESTUDANTIL DE GUAÍBA” escrita no envelope.

6.3.Serão aceitos filmes enviados através de plataformas que hospedam arquivos e podem ser acessados através de links para download, por exemplo, as plataformas: we transfer; google drive e similares. O envio através de link do youtube, pode prejudicar a qualidade de áudio e imagem da obra. Portanto, fica a critério e responsabilidade do realizador utilizar esta forma de envio.
6.4.Todos os links devem estar habilitados para download e não protegidos por senha.
6.5.No caso do google drive e we transfer, o arquivo disponível para download deve estar nas extensões .avi; .mp4 ou .mov.
6.6.O link para download do filme, assim como o material anexo das mostras (ficha de inscrição, termo de autorização de exibição e comprovantes de vínculo escolar, por exemplo) devem ser enviados para o seguinte endereço de e-mail: cinestudantilguaiba@gmail.com .
6.7.No assunto do e-mail deve estar escrito as seguintes informações: NOME DO FILME + MOSTRA QUE IRÁ PARTICIPAR.
6.8. Não será aceito mais de um filme na mesma mídia (DVD/CD).
6.9.Preencha a ficha de inscrição on line do festival e imprima uma cópia (que foi enviada para o e-mail cadastrado) para ser enviada juntamente com o filme via correio ou através do e-mail do festival.
6.12.É fundamental que o termo de autorização de exibição e o documento de comprovação de vínculo escolar (somente para a Mostra Estudantil) esteja devidamente preenchido e ASSINADO antes do envio, inclusive as que serão enviadas por e-mail (cinestudantilguaiba@gmail.com).

No caso do termo de vínculo escolar dos alunos realizadores, a assinatura deverá ser feita pelo diretor da escola e pelo professor supervisor. Os modelos de comprovação de vínculo escolar e termo de autorização de exibição podem ser encontrados no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/164sU1fkQQ0GJ-PpoIJtjF5ceDaXygCnwtuOFJ0zRK6Y/edit


7. DESCLASSIFICAÇÃO
7.1.Os filmes que chegarem após a data limite de inscrição informada neste regulamento serão desclassificados.
7.2.Os filmes que não estiverem com a documentação completa serão desclassificados.
7.3. A documentação não assinada, seja via correios ou e-mail, não confirmará a inscrição.

8.. ALTERAÇÃO NA INSCRIÇÃO
8.1.Caso seja necessário realizar alguma alteração na ficha de inscrição online, entre em contato com a comissão organizadora do festival através do e-mail (cinestudantilguaiba@gmail.com) ou pelo telefone/ whats (51) 996167059(valmir)


9. FILMES NACIONAIS E INTERNACIONAIS
9.1.Serão aceitos trabalhos de todo o Brasil.
9.2.Filmes estrangeiros poderão ser inscritos no festival desde que estejam legendados ou dublados em português ou que não precisem tradução por não terem diálogos que precisem de tradução.
.

10. SELEÇÃO
10.1.A seleção dos filmes exibidos nas mostras oficiais será realizada pela comissão organizadora, de acordo com o objetivo do Festival (cinema e educação).

11. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
11.1.Criatividade;
11.2.Roteiro;
11.3.Fotografia;
11.4.Atuação;
11.5.Mensagem educativa;
11.6.Qualidade técnica;
11.7.Contribuição para a proposta do Festival;
11.8.Apresentação completa da documentação.

12. INEDITISMO
12.1.O filme inscrito não poderá ter participado de edições anteriores do Festival de Cinema Estudantil de Guaíba, mesmo que na condição de convidado.

13. DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS
13.1.Os filmes selecionados serão divulgados oficialmente na fanpage facebook.com/cinestudantil
13.2.A data de divulgação dos selecionados será definida posteriormente.

14. JÚRI
14.1.Fica a cargo da comissão organizadora compor um júri que atenda às necessidades específicas de cada mostra.
14.2.A comissão organizadora, juntamente com o júri, poderá suspender alguns dos prêmios especificados acima, caso entenda que nenhum trabalho atenda aos critérios necessários, assim como, acrescentar novos prêmios se assim julgar necessário.

15. PREMIAÇÃO
Os premiados no Festival receberão o Troféu Gomezito, alusivo ao herói Farroupilha Gomes Jardim e à árvore símbolo da cidade de Guaíba, o Cipreste.
15.1.MOSTRA ESTUDANTIL
15.1.1.EDUCAÇÃO INFANTIL e ANOS INICIAIS: Destaque Mostra Infantil/Anos Iniciais Primeiro, Segundo e Terceiro Lugar.
15.1.3.ANOS FINAIS: Destaque Mostra Estudantil Anos Finais: Ficção; Propaganda Educativa e Documentário. Também serão oferecidos os prêmios de Destaque: Direção; Roteiro; Fotografia; Atuação; Criatividade e Mensagem Educativa.
15.1.4.ENSINO MÉDIO OU TÉCNICO: Destaque Mostra Estudantil Ensino Médio ou Técnico: Ficção; Propaganda Educativa e Documentário. Também serão oferecidos os prêmios de Destaque: Direção; Roteiro; Fotografia; Atuação; Criatividade e Mensagem Educativa.
15.2.MOSTRA ALTERNATIVA:
Destaque Primeiro, Segundo e Terceiro lugar.
15.3.O festival não oferece premiação em dinheiro.
15.4.A premiação acontecerá no dia 23 de novembro de 2019 em local que será divulgado na fanpage facebook.com/cinestudantil

16. Troféu Inovação na Educação:
Serão premiados projetos inovadores de professores no uso das novas tecnologias e metodologias na educação. Os projetos devem conter descrição do projeto, objetivos, metodologia e resultados alcançados com fotos ou vídeos. Envie para cinestudantilguaiba@gmail.com com descrição projeto professor/Cinesetudantil Guaíba.
Os trabalhos poderão ser convidados a participarem do Seminário Mídia e Educação voltado ao debate do uso das novas tecnologias e leitura crítica da mídia.


17. CUSTOS
17.1.As despesas referentes ao envio dos trabalhos via correios ficam sob responsabilidade dos participantes.
17.2.O festival não se responsabiliza por transporte e hospedagem dos representantes dos filmes.
17.3.Os filmes serão exibidos em mostras sem fins lucrativos, estando o festival isento de qualquer pagamento a seus realizadores.
17.4.O festival poderá exibir publicamente os filmes inscritos em mostras para divulgar o evento, sem ônus para os produtores ou organizadores.
.
18.. DIREITOS AUTORAIS
18.1.O festival também poderá utilizar os filmes, fotos, informações técnicas e material gráfico dos filmes na divulgação de suas atividades através de clipes, material impresso, TV e internet.
18.2.Qualquer irregularidade relacionada a direitos autorais nos filmes inscritos no festival são de total responsabilidade dos seus produtores.

19. DISPOSIÇÕES GERAIS
19.1.Ao realizar a inscrição e enviar os filmes com a ficha devidamente assinada, o responsável pela inscrição estará ciente e de acordo com a totalidade deste regulamento.
19.2.As mídias (DVD, CD) contendo os filmes não serão devolvidas aos remetentes, ficando para o acervo do festival.
19.3. Estudantes e produtores que necessitarem de documentação que comprove a participação de seu filme no evento, podem solicitar pelo e-mail cinestudantilguaiba@gmail.com, após a divulgação dos selecionados.
19.4.Os casos omissos deste regulamento ficam a cargo da comissão organizadora.