Bauprobe
Antes do verbo, outras coisas havia. Em volta de rochas, no céu à deriva, desenharam-se números, linhas e círculos. Rasgaram-se teorias. Em experiências simples, o carnaval abriu-se quando as mãos foram em busca de ideias que apenas existem nas coisas. No início era o papel.
Before the verb, other things existed. Around rocks adrift in the sky, numbers, lines and circles were drawn. Theories were torn apart. In simple experiences, the carnival opened when the hands searched for no ideas but in things. In the beginning was the paper.
-
João CalixtoDirector
-
João CalixtoWriter
-
João CalixtoProducer
-
Conceição MendesProducer
-
Catarina SousaManipulators
-
Inês CamposManipulators
-
Rafael dos SantosManipulators
-
Iana FerreiraImage
-
José EspadaLight
-
Simão CostaMusic
-
Júlia JunqueiraEditing
-
João CalixtoScenography
-
Catarina SousaScenography Assistants
-
Rafael dos SantosScenography Assistants
-
Project Type:Experimental, Short
-
Genres:Experimental, Object manipulation
-
Runtime:25 minutes
-
Completion Date:October 19, 2022
-
Country of Origin:Portugal
-
Country of Filming:Portugal
-
Shooting Format:Digital
-
Aspect Ratio:4:3
-
Film Color:Color
-
First-time Filmmaker:Yes
-
Student Project:No
-
Lisbon Theatre and Film School - IPLAmadora
Portugal
October 19, 2022
Preview -
IndieLisboa 2023Lisboa
Portugal
May 3, 2023
World Premiere
Special Screenings -
Imagens no Tejo - Mostra de Cinema PortuguêsVila Franca de Xira
Portugal
September 24, 2023
Curtas-Metragens Experimentais
Desenvolve o seu trabalho como criador de produções próprias e em colaborações como cenógrafo e construtor de objetos. Em 2011 funda o Fosso de Orquestra - associação, atelier que divide com Nuno Tomaz. Foi co-fundador da Circolando - coop. cultural, onde trabalhou enquanto cenógrafo e intérprete entre 1999 e 2005. Assina a direção das criações teatrais "As Pequenas Cerimónias" (2007), "A Debandada" (2011), "Mecânica 1" e "Mecânica 2" (2012), "Ampliador" (2015) em parceria com Frederico Lobo, e a realização da curta-metragem "Bauprobe" (2023). Desde 1998 envolvido com teatro, circo, dança e cinema, os seus trabalhos foram apresentados em Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Alemanha, Áustria, Eslovénia, Letónia, Brasil, Colômbia e Coreia do Sul.
Lecciona cenografia na Escola Superior de Teatro e Cinema - IPL. Formado em Desenho e Escultura pelo AR.CO - Centro de Arte e Comunicação (1994-99) e Mestrado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema - Instituto Politécnico de Lisboa (2013). Doutorando no programa de Artes Performativas e da Imagem em Movimento - UL / IPL. Investigador associado do CIEBA - Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Centrado em questões materiais das imagens em movimento, explora o potencial dos objetos e das suas relações. Assume a cenografia enquanto instigadora que convoca materiais a agir. Construir é o modo de provocar acontecimentos, tornando o atelier cenográfico um permanente ensaio de relações. Convicto que a cenografia não serve a ilustração, foca-se numa criação teatral e fílmica onde a materialidade é o principal elemento dramatúrgico.