Em sua sétima edição, o VER CINE segue fiel ao objetivo que motivou seu surgimento no ano de 2013: "promover a cinematografia contemporânea, considerando-se os diferentes gêneros e formatos, possibilitando o acesso democrático do público da Baixada Fluminense."

E em 2019, o Festival retorna com a MOSTRA PANORAMA ESTRANGEIRO, que terá a França como país em destaque, não deixando de lado as quatro Mostras já tradicionais que garantem o sucesso do Festival:
PANORAMA NACIONAL: videoclipes, longas e curtas-metragens, documentais e de ficção, produzidos no Brasil a partir de 2017.
MOSTRA DIVERCINE: mostra competitiva, dedicada à exibição de curtas-metragens que têm como temática a diversidade sexual.
MOSTRA BAIXADA EM FOCO: mostra competitiva, dedicada à promoção da produção audiovisual da Baixada Fluminense.
MOSTRA PREMIÈRE BAIXADA: mostra não competitiva, dedicada a filmes de longa-metragem exibidos no circuito comercial, mas que tiveram uma passagem muito rápida ou que sequer chegaram às salas de exibição situadas na Baixada Fluminense.

Tudo isso contribuindo para montar um expressivo painel com o melhor da atual produção independente do cinema nacional e estrangeiro.

Os filmes selecionados concorrerão em seis categorias distintas:

- Melhor Curta Metragem de Ficção;
- Melhor Documentário de Curta Metragem;
- Melhor Longa Metragem de Ficção;
- Melhor Documentário de Longa Metragem.
- Melhor Videoclipe
- Melhor Filme Estrangeiro

Os vencedores serão escolhidos por voto popular.

A] Poderão ser inscritos *curtas-metragens, **longas-metragens e ***videoclipes produzidos no Brasil, em qualquer suporte, finalizados a partir de 2017.

B] Para a MOSTRA PANORAMA INTERNACIONAL, poderão ser inscritos curtas-metragens de ficção, produzidos na França, finalizados a partir de 2017.

- Para efeito desse regulamento entende-se por:
*Curta-metragem: filme com duração máxima de 15 minutos.
**Longa-metragem: filme com duração superior a 65 minutos;.
*** Videoclipes: Clipes musicais com duração máxima de 8 minutos.

- As inscrições de filmes para a MOSTRA PANORAMA INTERNACIONAL deverão ser feitas EXCLUSIVAMENTE através desta plataforma. NÃO serão aceitas inscrições para a Mostra Panorama Estrangeiro através do site do Festival.

C] Um mesmo realizador poderá inscrever quantas obras desejar.

D] O idioma oficial do Festival VER CINE é o português do Brasil. Para fins de legendagem, ao inscrever filmes que contenham diálogos em outra línguas, o participante deverá anexar à ficha de inscrição o arquivo de texto (.srt) com time-code contendo os diálogos, narrações, cartelas ou músicas que sejam relevantes para a compreensão da obra, em português (preferencialmente), espanhol ou inglês.

E] Caberá à curadoria do Festival a seleção das obras que participarão de cada uma das categorías.

F] A relação dos filmes selecionados será divulgada até o dia 25 de abril de 2019, no site oficial do Festival (www.vercine.com.br).

G] Após o anúncio dos filmes selecionados, seus responsáveis serão contactados e poderá ser solicitado o envio de materiais adicionais à produção do Festival.

H] Todos os selecionados receberão Certificado de Participação.

CONSIDERAÇÕES GERAIS
a] A participação no Festival também poderá se dar por meio de convite formalizado pela produção do VER CINE 2019. Os filmes convidados não estarão sujeitos às condições deste regulamento e serão exibidos fora de competição.

b] Os participantes estão de acordo e aceitam que todo o material recebido referente aos filmes selecionados para o VER CINE 2019, inclusive suas cópias de exibição, passará a pertencer ao acervo do Festival.

c] Os filmes não selecionados terão suas cópias deletadas logo após a fase seletiva.

d] A produção do VER CINE 2019 compromete-se a não promover nenhuma exibição de filmes fora do Festival sem informar previamente seus responsáveis.

e] Os realizadores inscritos cedem a BENGUELA Produções e Eventos Culturais o direito – de forma gratuita – de veiculação de fotos e trechos do filme com, no máximo, 30 segundos para fins de divulgação e promoção do Festival Ver Cine 2019.

f] Em nenhum caso serão pagas taxas ou direitos de exibição aos filmes selecionados ou convidados para a Festival.

g] É de responsabilidade do participante a utilização de imagens e músicas de terceiros em seus filmes, além de qualquer conflito proveniente de violação de direitos de autorais.

h] A inscrição da obra, por quaisquer dos meios disponíveis, indica a aceitação integral deste regulamento por parte de seu responsável.

i] A produção do Festival reserva-se o direito de estatuir sobre todos os casos não previstos neste regulamento.