Pedra Menina
Pedra Menina é um filme curta-metragem que conta, por meio da performance e de depoimentos da população local, histórias sobre o Morro Itacolomi, localizado em Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil. Refúgio de nazistas, bordel, cativeiro, laboratório com cheiro de formol. O que é lenda e o que é verdade? Na trama, Catarina anda pela mata e, perdida, começa a encontrar os mistérios que rondam o lugar. Entre o artístico, o suspense e o fantástico, a história cria, no encontro com o teatro e as artes do corpo, uma linguagem audiovisual contemporânea e experimental.
At the top of Morro Itacolomi, located in southern Brazil, there is a big house in the middle of the forest. Nazi refuge, brothel, captivity, formaldehyde-smelling laboratory. What is legend and what is truth? Catarina walks through the woods and, lost, begins to find the mysteries that surround the place.
-
Camila TauchenDirectorCamila Tauchen é formada em Publicidade e Propaganda pela UFSM e, atualmente, cursa o 7º semestre de História da Arte na UFRGS. Como redatora, já realizou roteiros e codirigiu filmes corporativos para grandes empresas. Atuou como diretora de fotografia em projetos do Coletivo de Arte Tônus e da artista Ketelyn Scrittori, sendo eles: Ação Virtual Casulo, um projeto de videodanças financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Gravataí - RS; e o videoarte "Ao vento", projeto financiado pela Secretaria do Estado da Cultura do RS.
-
Giuliana HeberleDirectorGiuliana Heberle é natural de Porto Alegre, formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É roteirista da série Paralelo 30, produzida pela Panda Filmes e distribuída pela Prime Box Brazil em 2020. É co-roteirista do curta metragem Desfragmento, exibido no Festival Tiradentes de 2018. Também trabalhou como Produtora de Arte Assistente no filme Rasga Coração, com direção de Jorge Furtado, e na TV Globo em 2019. Tem especialização em Letras: Escritas Performáticas na PUC-Rio.
-
Ketelyn ScrittoriDirectorKetelyn Scrittori é atriz, performer, produtora cultural e comunicóloga. Se formou em Comunicação Social - Relações Públicas (2012-2016) e frequentou o curso de História da Arte (2016-2019), ambos pela UFRGS. É membro-fundadora do Coletivo de Arte Tônus — grupo formado por mulheres artistas que desenvolvem performances, propondo uma multidisciplinaridade nos campos das artes e da cultura. Em janeiro e fevereiro de 2020, participou de uma residência artística no Hangar - Centro de Investigação Artística, em Lisboa, Portugal, pelo Tônus. Ao longo de 2020 desenvolveu a série de vídeos 'Casulo' financiada pelo fundo municipal de cultura de Gravataí, o videoarte 'Ao Vento', financiado pela Secretaria de Estado da Cultura do RS, e desenvolveu a videoperformance 'AYÚ' para o livro de poesias 'Monstruário', de Luciana Brandão. Em 2021, desenvolveu a exposição virtual 'A artista está ausente' com o Coletivo de Arte Tônus, financiada pela Lei Aldir Blanc.
-
Giuliana HeberleWriter
-
Camila TauchenProducer
-
Ketelyn ScrittoriProducer
-
Ketelyn ScrittoriKey Cast
-
Project Title (Original Language):Pedra Menina
-
Project Type:Short
-
Genres:Fantástico, Experimental
-
Runtime:17 minutes 18 seconds
-
Completion Date:October 23, 2021
-
Production Budget:4,800 USD
-
Country of Origin:Brazil
-
Country of Filming:Brazil
-
Language:Portuguese
-
Shooting Format:Digital
-
Aspect Ratio:16:9
-
Film Color:Color
-
First-time Filmmaker:Yes
-
Student Project:No
-
Projeto contemplado pela lei Aldir Blanc de GravataíGravataí
Brazil
October 23, 2021 -
CAWCINEQueimados
Brazil
February 12, 2022
Finalista nas categorias Melhor Filme e Melhor Direção
Camila Tauchen é formada em Publicidade e Propaganda pela UFSM e, atualmente, cursa o 7º semestre de História da Arte na UFRGS. Como redatora, já realizou roteiros e codirigiu filmes corporativos para grandes empresas. Atuou como diretora de fotografia em projetos do Coletivo de Arte Tônus e da artista Ketelyn Scrittori, sendo eles: Ação Virtual Casulo, um projeto de videodanças financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Gravataí - RS; e o videoarte "Ao vento", projeto financiado pela Secretaria do Estado da Cultura do RS.
Giuliana Heberle é natural de Porto Alegre, formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É roteirista da série Paralelo 30, produzida pela Panda Filmes e distribuída pela Prime Box Brazil em 2020. É co-roteirista do curta metragem Desfragmento, exibido no Festival Tiradentes de 2018. Também trabalhou como Produtora de Arte Assistente no filme Rasga Coração, com direção de Jorge Furtado, e na TV Globo em 2019. Tem especialização em Letras: Escritas Performáticas na PUC-Rio.
Ketelyn Scrittori é atriz, performer, produtora cultural e comunicóloga. Se formou em Comunicação Social - Relações Públicas (2012-2016) e frequentou o curso de História da Arte (2016-2019), ambos pela UFRGS. É membro-fundadora do Coletivo de Arte Tônus — grupo formado por mulheres artistas que desenvolvem performances, propondo uma multidisciplinaridade nos campos das artes e da cultura. Em janeiro e fevereiro de 2020, participou de uma residência artística no Hangar - Centro de Investigação Artística, localizado em Lisboa, Portugal. Atualmente, está em uma formação de atores na Escola Livre de Teatro de Santo André - SP.