Monjolo
De pé, seu braço nunca descansa.
-
Raíssa Blasques KasparWriter
-
Nicolas ToniolloWriter
-
Raíssa Blasques KasparDirector
-
Nicolas ToniolloDirector
-
Raíssa Blasques KasparProducer
-
Nicolas ToniolloProducer
-
Raíssa Blasques KasparCinematography
-
Nicolas ToniolloCinematography
-
Nicolas ToniolloEditor
-
Raíssa Blasques KasparSound Designer and Re-recording Mixer
-
Project Title (Original Language):Monjolo
-
Project Type:Experimental, Short
-
Runtime:10 minutes 41 seconds
-
Completion Date:January 31, 2023
-
Country of Origin:Brazil
-
Country of Filming:Brazil
-
Language:Portuguese
-
Shooting Format:Digital
-
Aspect Ratio:16:9
-
Film Color:Black & White
-
First-time Filmmaker:No
-
Student Project:No
Raíssa B. Kaspar
Graduada em Audiovisual pelo Senac-SP, concluiu a pós-graduação Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz e concluirá em 2023 a especialização Escritas Performáticas: invenção procedimentos artísticos, pela PUC-Rio. Trabalha como assistente de roteiro, pesquisa e montagem em projetos audiovisuais diversos. Além disso, foi assistente de roteiro na segunda temporada da série "Mundo Ripilica" (2017); assistente de direção dos curta-metragens "Noite da Mariposa" (2018-2021, Nicolas Toniollo) e "Em Redor do Abismo ou Hora e a Vez de Cássio Jr." (2020, Lucas Guerra), e montadora de "O Aniversário de Bete" (2018, Débora Taboada e Gabriela Roman); assistente de produção executiva no longa "Divaldo: o Mensageiro da Paz" (2019), e nos documentários "Em nome do meu povo" (2018) e "As Filhas de Bernarda (2020)". Integra a equipe do curso de cinema É Nóis na Fita desde 2015.
Nicolas Toniollo
Formado em Audiovisual pelo Senac-SP. Dirigiu os curtas-metragens “Sede” (2015), exibido em festivais no Brasil, e “Nos Ombros de Gigantes”(2017), documentário sobre o cinema de invenção com a presença dos realizadores Helena Ignez e Luiz Rosemberg Filho. Em 2020 realizou o curta “O Pardieiro”, exibido em festivais no Brasil, EUA, Reino Unido, Japão e Argentina. Assina a direção coletiva de 40m², série para a Globoplay derivativa do Projeto Curta em Casa do Instituto Criar, em parceria com o Projeto Paradiso. Em 2021 finalizou o média-metragem “Noite da Mariposa”, que teve sua estréia no FECIBogotá, na Colômbia; recebeu prêmio de “melhor longa experimental” no Concepción Independent Film Awards, no Chile e prêmios de roteiro, elenco e fotografia no Sur-Reel and Uncanny Fest, na Inglaterra. É monitor desde 2018 no É Nóis na Fita, curso gratuito de cinema para jovens de baixa renda.
Monjolo é a possibilidade encontrada para falar do vazio trazido pelo progresso. A partir das histórias de alguns vilarejos destruídos pela construção de usinas hidrelétricas, como o caso da Vila Teotônio no estado de Rondônia, experimentamos com o filme a tentativa de conter a água com o braço do monjolo, um braço que também se movimenta e permite que possamos nos expressar pelo movimento das imagens.