Hostage
Mariana Pinto feels like a hostage in her own home, in a hard reality that she could not choose.
Static as a painting, with a disconcerting and fragile look, prevented from living a life that was stolen.
-
João PereiraDirectorDo Outro Lado, Coragem, Sem Saída
-
Guilherme VitalWriter
-
Karine GarridoWriter
-
Rita CostaProducer
-
Sérgio FerreiraProducer
-
Carolina FriasKey Cast"Mariana Pinto"
-
Ricardo de SáKey Cast"Rui"
-
João BonnevilleKey Cast
-
Project Title (Original Language):Refém
-
Project Type:Short
-
Runtime:7 minutes 15 seconds
-
Country of Origin:Portugal
-
Country of Filming:Portugal
-
Language:Portuguese
-
Shooting Format:Digital
-
Aspect Ratio:2:35:1
-
Film Color:Color
-
First-time Filmmaker:No
-
Student Project:No
-
48 Hour Film Project Lisboa 2018Lisbon
Portugal
Best Film, Inclusive Cinema Award, Best Script, Best Actress (Carolina Frias), Best genre use, Best Sound Design, Best Character use, Best dialogue used, Honorable Mention in Editing -
Filmapalooza 2019Orlando
United States
Official Selection -
IberoÀ Festival 48HFP Iberoamericano 2020
Bolivia, Plurinational State of
2nd Best Movie, Best Script, Nominee for Best Audio
João Pereira é um realizador e produtor audiovisual português nascido a 29 de Julho de 1995, na cidade do Barreiro. Com uma personalidade muito vincada no mundo artístico, é desde muito cedo que os seus gostos pelo cinema e todo o universo audiovisual se evidenciam, em grande parte pela influência do percurso do seu pai, Henrique Pereira, enquanto produtor audiovisual freelancer. Ainda assim, também por influências familiares, João revela desde cedo uma forte componente a nível musical e, por isso, em 2006 ingressa no curso de percussão da Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, dando por terminado o 5o grau no ano de 2010. Também nesse ano inicia a sua escolaridade secundária, ao ingressar para o curso de Artes Visuais da Escola Secundária de Alcochete. Ao longo desse tempo, João adota o formato vídeo nos seus próprios projetos escolares e trabalhos de grupo, evidenciando-se pela diferença.
Em Outubro de 2012 dá-se a sua primeira experiência enquanto realizador, com apenas 16 anos de idade, na produção e realização da curta-metragem “18”. Esta primeira obra faz parte da seleção nacional da 7a edição do Concurso de Vídeo da Fundação INATEL. Desde então João não para de produzir e realizar diversas outras curtas-metragens, de forma experimental.
Em Abril de 2013 acontece a estreia do seu segundo projeto cinematográfico, com a curta-metragem “Feira de Óbitos” - uma comédia feita em conjunto com colegas de turma, no âmbito da disciplina curricular “Oficina de Artes”.
Meses mais tarde, em Outubro de 2013, dá-se a produção da sua terceira curta-metragem “Tudo de Novo”. Também esta curta-metragem é uma das obras selecionadas a nível nacional na 8a edição do Concurso de Vídeo da Fundação INATEL.
Cerca de um ano após a conclusão do Ensino Secundário, João realiza diversos trabalhos como freelancer, na área do audiovisual. Dá-se então início ao seu próprio projeto “Black.Art Multimedia”, nome pelo qual assina como realizador e produtor. É também através desse projeto que desenvolve a sua quarta curta- metragem “Sem Saída”, a primeira obra com estreia efetiva em televisão no canal RTP2, em pleno verão de 2015.
No final desse mesmo ano, João Pereira ingressa no curso superior de Produção Audiovisual da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, onde tem a oportunidade de experimentar e desenvolver as várias vertentes do panorama audiovisual, com a realização integrada de projetos académicos como o formato “Fullframe”, um talk-show emitido semanalmente em direto na plataforma Youtube. Realizou também a sua primeira tentativa em animação com a curta-metragem “Uma Noite Inquieta”, onde é utilizada a técnica de stop-motion e personagens moldadas em plasticina. O projeto é divulgado em televisão nacional e obtém 20 valores na Unidade Curricular “Animação 2D e 3D”.
Já em Janeiro de 2017, no âmbito da UC “Pós-Produção de Vídeo”, realiza a sua quinta curta-metragem “Coragem”, obra que participa em várias mostras e festivais portugueses e premiada de “Melhor Filme” no “Festival 100 Cenas”. Também este filme tem a sua estreia em televisão na RTP2, no programa Cinemax Curtas.
Em Março de 2017, João Pereira integra a equipa de editores de imagem da TVI, ao elaborar o seu estágio curricular. Mais tarde, João é contratado e mantém esse mesmo cargo durante mais de um ano, realizando diversos projetos e programas dentro da estação. Ainda assim, continua com a sua atividade enquanto freelancer e torna-se responsável por um conjunto de projetos para variadas marcas e figuras públicas, alargando o seu conhecimento e colocando em prática novas técnicas.
A área do cinema não fica para trás. Assim, no âmbito do “48 Hour Film Project Lisboa 2018” - festival de cinema cujo objetivo é a escrita, produção e realização de curtas-metragens em apenas 48 horas - João escreve e realiza a curta-metragem “Refém”, uma curta-metragem dramática em que a Esclerose Lateral Amitrófica (ELA) é retratada de uma forma intensa e com o objetivo de sensibilizar para o tema. A mesma é premiada em nove categorias distintas, destacando-se as categorias de “Prémio Cinema pela Inclusão”, “Prémio Melhor Filme 2018” e a seleção oficial para o festival internacional de curtas-metragens “Filmapalooza”, decorrido em Orlando, EUA. A obra tem a sua estreia no Cinema São Jorge, percorre vários festivais e posteriormente é visionada na RTP2.
Em Outubro de 2018, João decide agarrar novas oportunidades e, fruto de um convite direto pela administração, transita para a Media Training Worldwide Portugal, desempenhando o cargo de Gestor Criativo da empresa, papel levado a cabo até março de 2020. Entre a concepção, criação e gestão dos conteúdos criativos da MTW, tem também a oportunidade de trabalhar diretamente com outras empresas, líderes dos seus setores, prestando serviços de consultoria na área em que se insere. Destaca-se a criação de conteúdos multimédia para diversas empresas como a Axians Portugal, o acompanhamento e a criação de reportagens para eventos como a IDC Directions®, Entrepreneurs’ Organisation e o Rock In Rio® Innovation Week.
Mais tarde, é convidado pela direção da associação YMCA de Setúbal a abraçar a campanha mundial “I Am Whole” - campanha de sensibilização para as doenças mentais nas crianças e nos adolescentes, realizando o vídeo promocional oficial da primeira edição da campanha portuguesa, com conhecidas figuras públicas que dão a cara pelo projeto.
Em Abril de 2019 decide voltar ao “48 Hour Film Project Lisboa” e realiza a sua mais recente obra cinematográfica “Do Outro Lado”, também ela vencedora da edição e premiada em 7 outras categorias como “Melhor Realização”, “Melhor Argumento” e “Melhor Montagem”. A obra estreia em Lisboa no Cinema São Jorge, é visionada em diversos festivais e mostras portuguesas, faz parte da seleção oficial do festival internacional “MOTEL X” e representou Portugal no festival “Filmapalooza”, decorrido em março de 2020 em Roterdão, Holanda.
Atualmente, João Pereira dedica-se ao mundo audiovisual por conta própria e em full-time, realizando variados conteúdos como videoclipes, publicidades e reportagens. Está também inserido na equipa de voluntários da Hillsong Portugal, integrando a área criativa, produção de conteúdos e realização da cobertura em direto dos programas e eventos semanais.