Private Project

Happy Birthday, Girl!

After witnessing a robbery, a girl and a strange man are locked up in a warehouse. Destiny connect them, and suddenly, one no longer knows who the rebellious teenager is and who the forty-year-old journalist is.

  • Luís Carlos Soares
    Director
  • Luís Carlos Soares
    Writer
  • Luís Carlos Soares
    Producer
  • Ivan Melo
    Producer
  • Sílvio Restiffe
    Key Cast
    "João"
  • Pietra Pan
    Key Cast
    "Sarah"
  • Project Title (Original Language):
    Parabéns, garota!
  • Project Type:
    Feature
  • Genres:
    Drama
  • Runtime:
    1 hour 28 minutes
  • Completion Date:
    May 25, 2023
  • Production Budget:
    60,000 USD
  • Country of Origin:
    Brazil
  • Country of Filming:
    Brazil
  • Language:
    Portuguese
  • Shooting Format:
    4K
  • Aspect Ratio:
    16:9
  • Film Color:
    Color
  • First-time Filmmaker:
    Yes
  • Student Project:
    No
Distribution Information
  • Bambu Filmes
    Distributor
    Country: Brazil
    Rights: All Rights
Director Biography - Luís Carlos Soares

Luís Carlos Soares

Diretor, Roteirista, Produtor e sócio fundador da produtora Bambu Filmes, em 1997.

Formado em Letras, especialista em Roteiro, mestre em Linguística com ênfase em Roteiro adaptado.

Trabalhou como técnico nos longas "Olhos de Vampa" (1994) de Walter Rogério, "A Hora Mágica" (1997-1998) de Guilherme de Almeida Prado e "Sonhos Tropicais" (2000) de André Sturm.

É Membro da ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas) desde 2021.

É Membro da ABD-SP (Associação Brasileira de Documentaristas) desde 1995. Foi Presidente (1998); 2° Vice-presidente entre 2008-2012. Vice-Presidente (1999) e foi também Tesoureiro da ABD-Nacional entre 1998-1999. Foi Secretário da ABD-SP (1997).

É professor universitário desde 2007, na área de Cinema, Audiovisual e TV.

FILMOGRAFIA

Parabéns, garota! (Happy birthday, girl!)
Roteiro e Direção
Longa-metragem, 88 min, cor, som 5.1, 2023.

Os Amantes da Pinacoteca (The Lovers of the museum)
(Média-metragem - em montagem)
Roteiro e Direção

+Curtas (animação)
Curadoria (2019-2021)
Canal SescTV

+Curtas (ficção)
Curadoria (2017-2018)
Canal SescTV

Faixa Curtas (2ª Temporada)
Roteiro, Direção e Curadoria de Luís Carlos Soares,
PGM de TV, BetaCam, 30 min, 2013/2014,

Faixa Curtas (1ª Temporada)
Roteiro, Direção e Curadoria
PGM de TV, DVCam, 50 min, 2011/2012

Retratos Brasileiros: Mauro Alice
Roteiro, Direção e Produção de Luís Carlos Soares
PGM de TV, DVCam, 25 min, 2011, episódio especial - canal Brasil.

Curta STV
Roteiro e Direção: Luís Carlos Soares,
PGM de TV, 25 min, 2004/2005. 40 episódios.

Dois em Um (Two of a kind)
Roteiro e Direção Luís Carlos Soares, Curta-Metragem, Ficção, 35mm, cor, som Mono, 10 min. 2003. Prêmio Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura de SP. Foi selecionado em mais de 20 festivais no Brasil e no exterior. Ganhou 4 prêmios, um deles Tatu de Ouro na Jornada Internacional de Cinema da BA, em 2004. Foi exibido no CineSesc (São Paulo) em 2004, acompanhando o longa Casamento Perfeito (Éric Rohmer) e perfez 4,5 mil espectadores. Incluso no DVD “Coletânea de Curtas – Vol. 1”, lançado pela Europa Filmes.

Até Logo, Mamãe (See you, mom)
Roteiro e Direção Luís Carlos Soares, CM, Ficção, 35mm, cor, 9’, som mono, 1998. Co-Produção Sara Silveira. Prêmio Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Estreou no CineSesc de São Paulo, e ficou por 33 dias em cartaz na mesma sessão do filme Tabu, de Nagisa Oshima, totalizando 8 mil espectadores.

Homo Sapiens
Corroteiro Rogério de Moura e outros - Codireção Rogério de Moura & Luís Carlos Soares e outros. 8 min, 16mm, 1994, Oficina Cult. Raul Seixas.

Add Director Biography
Director Statement

DECLARAÇÃO DO DIRETOR

"Parabéns, garota!" é uma história de amadurecimento com foco na personagem Sarah, uma adolescente rebelde que completa 18 anos no dia em que sofre um assalto e é enclausurada com um homem estranho num depósito.

Ao longo da história Sarah sofre uma transformação, ela começará muito irritada, mal-humorada e introspectiva e terminará mais bem-humorada, segura de si mesma, e, talvez, começando ali um processo de amadurecimento.

Eu quis contar a história de como (nesse evento – uma espécie de rito de passagem às avessas) o diálogo e a troca de assuntos entre eles proporciona que ambos aprendam um com o outro.

O confinamento forçado, o evento transformador, faz com aconteça uma espécie de sessão de terapia, de aprendizagem e conhecimento mútuo entre os dois personagens. Sarah acaba fazendo uma reflexão, repercute sobre sua vida até então e se vê transformada, talvez numa garota agora madura, capaz de entender a si mesma, compreender o mundo a sua volta e absorver suas angústias, receios e inquietações.

No entendimento de Sarah a vida dela é conturbada. Ela não se acha bonita, muito menos talentosa, vive no seu mundinho, descolada da escola, dos colegas e deslocada da sociedade. Sarah leva uma vida confortável de garota rebelde, embora bem de vida.

Mas, Sarah é simples como qualquer outra garota de sua idade, com suas irritações, frustações, anseios e desejos. O caminho que o destino escolhe para ela fazer uma análise e reflexão se dá de maneira forçada, mas que lhe serve de exemplo e lição para a vida.

Do ponto de vista da Psicologia, podemos avaliar como uma empatia o que houve entre Sarah e João e que os fez confidentes. Conseguiram, com isso, um momento que pareceu mais intenso de troca de confidências, como se já se conhecessem há muito tempo.

O confinamento também pode tê-los levado ao diálogo longo, fato que levou a se conhecerem mais rapidamente, sem que notassem. A empatia, no confinamento, faz com que as pessoas se aproximem por estarem na mesma condição (psicologicamente é muito intenso).

Esta história é narrada do ponto de vista feminino, incluindo a reflexão, o autoconhecimento, a busca da compreensão da vida, da transformação e dos percalços da adolescência.