Todos os anos, no segundo fim de semana de Setembro, os melhores filmes de viagem e aventura são exibidos no Festival de Cinema Aventura no Mercado de Matosinhos. Queremos celebrar o poder do video para criar pontes entre culturas, para nos inspirar a explorar e proteger o nosso planeta.

Ao longo de três noites, o Mercado de Matosinhos transforma-se em sala de cinema. Por ali passarão mais de vinte filmes que despertam a sede de aventura e que, sobretudo, se propõem a inspirar.

O Festival de Cinema Aventura é uma co-produção da agência de viagens Nomad e a da Câmara Municipal de Matosinhos.

www.festivalcinemaaventura.org

Todos os filmes submetidos nesta plataforma são elegíveis para os dois prémios promovidos pelo Festival de Cinema Aventura.

Prémio "Melhor Curta" | 2.000€
O júri do festival escolherá 1 vencedor​ entre os filmes submetidos, anunciando o resultado durante o Festival de Cinema Aventura.

Prémio "Escolha do Público" | 1.000€
Atribuído pelo público durante uma sessão especial do festival.

São elegíveis para estes prémios todos os interessados, maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade, desde que residentes em território nacional e que tenham domínio da língua portuguesa.

Os vídeos/filmes deverão ter uma duração compreendida entre os 2 a 30 minutos.

São aceites curtas metragens originais, produzidas nos últimos dois anos. Serão valorizadas curtas metragens estreadas/publicadas no ano do festival.

O participante garante que todo o conteúdo é da sua autoria, responsabilizando-se pelo seu conteúdo, e que a respetiva publicação e exposição não infringe quaisquer direitos de autor, direitos conexos ou direitos de propriedade industrial de terceiros. No caso de imagens com pessoas, o participante garante ter autorização das mesmas para a sua publicação e exposição.

Ao Festival de Cinema Aventura e seus patrocinadores é concedido o direito de publicação, parcial ou integral, dos conteúdos premiados e do projeto resultante.

Os organizadores podem anular este concurso de pleno direito, qualquer que seja a causa, não sendo concedida qualquer indemnização aos participantes deste concurso.

A decisão do júri é soberana, e não é passível de contestação.

Os promotores deste prémio reservam o direito de retirar a atribuição do prémio em qualquer altura caso haja violação das regras, incumprimento do espírito do prémio ou má fé por parte do vencedor.

O prémio está sujeito a recibo verde ou factura e inclui IVA.