Dogs
With a surrealist aesthetic, both in editing and in the script, the inspiration are works by David Lynch. The Videodance explores what can be considered absurd. The irrational is marked from the beginning, when two performers enter the classroom through the window instead of the usual entrance through the door. Intentionally, the work incites states of confusion in the viewer, as the classroom becomes an animated object that influences the moving motivations of the performers.
-
Alba VIEIRADirector
-
Viktor MaforteDirector
-
Cia Mosaico de Dança / Mosaico Dance CompanyWriter
-
Mosaico Dance CompanyProducer
-
Alba VieiraKey Cast
-
Caio FillypeKey Cast
-
Kenia BragaKey Cast
-
Humberto MartinsKey Cast
-
Amanda PinheiroKey Cast
-
Felipe Menicuccidirector assistant
-
Project Title (Original Language):Cães
-
Project Type:Experimental, Short, Other
-
Runtime:8 minutes 43 seconds
-
Completion Date:October 10, 2018
-
Production Budget:500 USD
-
Country of Origin:Brazil
-
Country of Filming:Brazil
-
Language:Portuguese
-
Shooting Format:Digital
-
Aspect Ratio:16:9
-
Film Color:Black & White
-
First-time Filmmaker:No
-
Student Project:No
-
Congresso Abrace 2018/UFRNNatal
Brazil
October 17, 2018
Official selection
Distribution Information
-
YouTubeDistributorCountry: Brazil
Alba Vieira é performer, diretora artística e coreógrafa da Cia Mosaico de Dança Contemporânea ‘Mosaico’; professora e pesquisadora da Universidade Federal de Viçosa (MG) desde 1997. Ph.D. em Dança pela Temple University (EUA, 2007), e pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2016). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança (CNPq). Organizadora do livro digital “Educação para as Artes” (2010) e do livro "Arte e Violência: Ensaios em Movimento" (2017), além de ter diversos artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior (incluindo Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Jamaica, Inglaterra, Taiwan). Apresentou diversos trabalhos artísticos em festivais e mostras, e.g., Festival de Inverno de Ouro Preto/MG, Mostra de Performance da Galeria Cañizares em Salvador/BA, Museu de Arte Contemporânea em São Paulo/SP, Mostra de Dança Contemporânea da PUC/MG, mostra de vídeodança da UFMG. Participou como artista-residente em Istambul na Turquia, ministrou oficinas de dança e performance no Brasil (Belo Horizonte, Goiânia, Cataguases, Alto Paraíso) e no exterior (e.g., Angers/França, e State College e Filadélfia/Estados Unidos). Exposições recentes, nacionais e internacionais, realizadas (individuais e coletivas): (1) Coordenadora e mentora da Exposição coletiva (artistas do Brasil e de Portugal) realizada de 22 de agosto a 10 de outubro de 2019 na Pinacoteca da Un. Federal de Viçosa/UFV, por meio do edital de seleção 07/2018: “Videodanças, Coletivo de vídeo entre Ciência e Arte, e Documentário Autobiográfico: olhares de Portugal e Brasil”; (2) Expositora da Videodança “Bárbara”, em que atuou como performer e orientadora do diretor, Carlos Gonçalves, no Festival de Cinema de Avanca, Portugal (2018); (3) Expositora da vídeodança “Cães” e “Ábar” no Congresso da ABRACE em Natal, na UFRN (2018); (4) Exposição de vídeoartes da Cia Mosaico durante performance do Coletivo A-Feto (direção de Ciane Fernandes, UFBA/BA) na Galeria Canizares em Salvador/BA (2016 e 2017); (5) Expositora do vídeo “DR Corpo”, no IV Seminário Internacional de Arte, PUC/Minas, Belo Horizonte/MG (2017); (6) Expositora da vídeodança “Ábar” no Fórum de Dança em Lisboa, Portugal (2017); (7) Expositora do vídeoarte “Karvo e Margo” na University of Auckland na Nova Zelândia (2017); (8) Expositora da vídeodança “Ba[i]laústre no III Seminário Internacional de Arte, Ibirité/MG (2016); (9) Expositora do vídeo “Mi[en]tras” na Mostra de vídeodança e de Dança Contemporânea da Un. Federal de Minas Gerais/UFMG em Belo Horizonte/MG (2014); (10) Expositora da vídeodança “Ábar”, na Escola de Comunicação e Artes/ECA da USP em São Paulo/SP (2015) e na Mostra de Dança Contemporânea da PUC Minas em Belo Horizonte/MG (2015).
Viktor Maforte é Bacharelando em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa/UFV, Brasil. Bolsista de Extensão e Cultura na Cia. Mosaico de Dança desde 2017; com essa companhia gravou e editou vídeodanças diversos exibidos em eventos (exposições, festivais, etc) e locais variados, e.g., na Pinacoteca UFV (Viçosa, 2019), Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas/ABRACE (Natal, 2018). Integrante de projetos audiovisuais diversos tais como “Cinecom - Cinema e Cultura para Todos” (2016), “Semiologia em Foco: Uma Abordagem da Propedêutica Clínica por Meio de Novas Mídias” (2016). Atuou no Programa de televisão “Contrarregra: aproximação entre comunidades acadêmica e viçosense por meio de um programa de TV” (TV Viçosa, MG, Brasil, (2015). Expôs em mostras variadas vídeos e fotos, incluindo “Mostra Pagu: Grandes Atrizes do Cinema Brasileiro” (2016).
Os trabalhos de videoarte da Cia Mosaico evidenciam o encontro mágico do corpo, da dança e da performance com a cinematografia. Mesclamos de forma “morena” várias linguagens artísticas, metodologias e técnicas de edição cujos resultados na tela nunca serão vistos em um palco ou em outro espaço cênico. O processo exige que se filme muito material “bruto” para posteriormente se poder selecionar e editar tudo em um único vídeo. Procuramos também ressaltar como o vídeoarte se difere de um registro áudiovisual. Há uma articulação entre os profissionais da Cia Mosaico envolvidos para que você, expectador, possa experienciar, ao assistir as obras, a busca pela diluição das fronteiras entre as áreas da Dança, Performance, Artes Visuais, Cinema e Artes Midiáticas.