O FriCine exibe, divulga e premia filmes, vídeos, ideias e ações que, por sua forma artística e pela relevância do seu conteúdo, contribuam para promover a Paz da Humanidade e a Vida na Terra, numa perspectiva de sustentabilidade ambiental com justiça econômica e social.


• Melhor Filme (Júri Oficial)
• Melhor Longa-Metragem
• Melhor Meia Duração
• Melhor Curta-Metragem
• Melhor Filme (Júri Popular)
. Melhor Webserie (Júri Oficial)
. Melhor Webserie (Júri Popular)

REGRAS

I - Festival

O FRICINE visa divulgar e premiar filmes, ideias e ações que pela sua forma artística e relevância do seu conteúdo contribuem para a superação de problemas que perturbam a Paz da Humanidade e ameaçam a Vida na Terra.

Tendo por opção seguir na contramão de interesses prioritariamente comerciais, o maior prêmio do FRICINE é franquear ao grande público o acesso ao debate sobre os principais problemas que o ser humano e o seu ecossistema enfrentam na atualidade

II - Gestão e Organização
O FRICINE 2020 - 9º Festival Internacional de Cinema Socioambiental - é um evento cultural sem fins lucrativos organizado pela Caliban Produções Cinematográficas, com sede no Rio de Janeiro, Brasil. O Festival foi criado em 2006, inicialmente com o nome de Muri Cine Vídeo Ambiental, com os apoios do Ministério da Cultura, do Centro Técnico Audiovisual (CTAV / Secretaria do Audiovisual), do Município de Nova Friburgo e de várias instituições e personalidades de diferentes Segmentos da sociedade.

III- Data e Local
O FRICINE 2020 - 9º Festival Internacional de Cinema Socioambiental está programado para ser realizado no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, na cidade de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, Brasil, de 18 a 22 de novembro de 2020.

Devido à pandemia do Covid-19, as datas e os locais previstos para a realização do evento físico estarão sujeitas a alterações, de modo a estar em conformidade com as orientações e os cuidados indicados pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Nesse sentido, o 9º FriCine terá um formato híbrido no qual, paralelamente ao evento físico, apresentará uma programação on line cujo formato, conteúdo e plataformas de exibições serão conhecidas em breve.

IV- Estrutura do evento
O 9º Festival Internacional de Cinema Socioambiental será composto por mostras competitivas; programas e atividades especiais

V - Exibições Competitivas
O FRICINE 2020 premiará obras audiovisuais nas seguintes categorias:

a) Internacional
b) Regional (região serrana do estado do Rio de Janeiro)
c) Webseries e Séries Digitais de curta duração (sómente produções brasileiras).

Todos os trabalhos participantes deverão apresentar temática socioambiental.

Como "Cinema Socioambiental", o FRICINE considera filmes e vídeos de todos os gêneros e formatos que enfoquem e interpretem como fator determinante de suas narrativas os mais diversos aspectos das relações e interações da espécie humanas com seu meio ambiente, numa perspectiva de sustentabilidade ambiental, econômica e social.

VI- Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através da internet no período de 05 de julho de 2020 a 10 de agosto de 2020 através da plataforma do FilmFreeway .

1 - No momento da inscrição, o responsável pelo trabalho (produtor e / ou diretor) deve informar:

a) A categoria na qual deseja se inscrever
b) O link e senha para acessar o filme na internet para visualização

2 - Para a inscrição de filmes falados em outro idioma que não o português, é necessário que a cópia para visualização na internet tenha legendas em inglês, espanhol ou português.
3 - Para a inscrição de filmes falados em português, a cópia para visualização na internet deve ter legendas em português, espanhol ou inglês.
4 - Para filmes produzidos no Brasil (ou sendo o produtor brasileiro majoritário) o número da CPB (Certificado de Produto Brasileiro) deve ser informado no formulário de inscrição.
a) Webseries ou Séries Digitais de curta duração estão desobrigadas de apresentar o CPB.
5 - A organização do FRICINE 2020 não se responsabilizará por formulários incompletos preenchidos on-line, nem por links corrompidos, danificados ou inacessíveis enviados ao festival.

VII- Competição Internacional
1- A admissão é aberta a trabalhos>
* Produzido em qualquer país após 1º de janeiro de 2018;
* Produzido em qualquer gênero (ficção, documentário, animação, experimental / drama, romance, comédia, etc);
* Direcionado para qualquer faixa etária;
* Produzido em qualquer formato;
* Ter um arquivo digital na definição HD (1920X1080);

2- Com uma duração máxima de 130 minutos, de acordo com as seguintes classificações:

• longa-metragem: pelo menos 70 a 130 minutos de duração
• Película de comprimento médio: de 31 a 69 minutos de duração.
• Curta Metragem: até 30 minutos de duração.
. Webseries ou Séries Digitais: até 15 minutos por episódio, mínimo 2 episódios disponíveis para visualisação no momento da inscrição.

3- Os filmes e vídeos selecionados concorrerão, por meio do Júri de Premiação e do Voto Popular, ao Prêmio Alcantarea Imperialis nas seguintes categorias:

• Melhor Filme (Júri Oficial)
• Melhor Longa-Metragem
• Melhor Meia Duração
• Melhor Curta-Metragem
• Melhor Filme (Júri Popular)
. Melhor Webserie (Júri Oficial)
.Melhor Webserie (Júri Popular)

3 - Poderão ser oferecidos outros prêmios e menções honrosas, desde que previamente aprovados pela organização do Festival, sendo a escolha e a entrega deles de responsabilidade das instituições que os propuserem.

VIII - Seleção
Com a convicção de que ainda é possível construir um mundo muito melhor e inclusivo para todos aqui na Terra, a curadoria do FriCine 2020 avaliará produções que enfoquem as questões socioambientais (problemas e soluções) dentro de uma perspectiva de sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Os filmes devem se concentrar em um ou mais dos seguintes tópicos:

~> Mudanças Climáticas / Aquecimento global;
~> Escassez de água;
~> Desmatamento;
~> Desertificação
~> Desigualdades econômicas extremas;
~> Comida (abundância para alguns e escassez para outros);
~> Guerras (causas, interesses e conseqüências);
~> Povos indígenas (dizimação, violência e expropriação de seus territórios
originais);
~> Preconceitos e discriminação de raça (racismo); gênero (machismo, desigualdade, crimes contra a mulher); alternativa (homofobia, discriminação e violência anti-LGBT), econômica (discriminação contra os mais pobres), cultural (intolerância a tradições culturais de outras regiões), religiosa (intolerância a outras religiões);
~> Minorias Étnicas;
~> Refugiados e Migrantes (Construção de uma nova identidade planetária);
~> Poluição (todos os gêneros)
~> Inteligência Artificial e seu desdobramento na Sociedade Humana - a 4ª Revolução Industrial / Robotização e seu impacto.
~> Epidemias e Pandemias

2 - Um Júri de Seleção formado por um número de 3 a 5 integrantes com experiência comprovada em produção audiovisual, e em outros segmentos da cultura em geral, selecionará cerca de 25 obras (longa, média, curta ) para participarem da competição internacional, e 5 webseries de curta duração nacionais, com autonomia desclassificar obras que não atendam aos critérios do FRICINE 2020 ou que não atendam aos requisitos deste Regulamento.

IX- os trabalhos selecionados

1. A lista dos títulos selecionados será divulgada pelo site www.fricine.com.br no dia 15 de outubro de 2020, e os produtores ou diretores das obras selecionadas serão informados da seleção por e-mail ou telefone. As produções que não receberem esta comunicação até esta data deverão ser consideradas não selecionadas para esta edição do Festival.

2. Os selecionados deverão encaminhar à organização do FRICINE 2020 os seguintes itens necessários à exibição e divulgação da obra selecionada:

• Copia em HD do trabalho para exibição => mp4; h264 (preferivelmente 1920X1080);
• Lista original de diálogos (também em inglês);
• arquivo de diálogos no formato SRT;
• Materiais publicitários (impressos, cartazes; recorte de imprensa; [02 a 05 fotos do filme e 01 do (s) diretor (es)] com min.300dpi).

3. A cópia para exibição deve ser tecnicamente perfeita.

4. Todas as despesas e encargos relacionados com o envio da cópia da cópia de exibição serão de custeadas pelo remetente.

X Prêmios Internacionais
1. Dois Júris Oficiais serão compostos: Um para longas e médias-metragens e outro para curtas metragens. Cada um será composto por 3 personalidades reconhecidas (cineastas, ambientalistas, artistas, jornalistas), de diferentes nacionalidades, dois estrangeiros e um brasileiro, indicará os trabalhos vencedores. Um presidente será nomeado para coordenar as seleções e as atas das reuniões. Um terceiro Júri será formado para a categoria Webseries e series digitais de curta duração, composto por 3 personalidades reconhecidas, todos de nacionalidade brasileira. As decisões dos júris serão soberanas e inapeláveis.

Um Júri Popular votará por senhas distribuídas antes de cada sessão. Outros prêmios e menções honrosas poderão ser oferecidos desde que previamente aprovados pela direção do Festival, sendo a escolha e entrega da responsabilidade das instituições que os propuserem.

XI- Disposições Gerais
1 - Filmes e vídeos não serão devolvidos e serão arquivados na coleção Socioambiental FRICINE em Nova Friburgo / Rio de Janeiro.
2 – O FRICINE reserva-se o direito de selecionar algumas obras inscritas para integrar as secções paralelas não competitivas e as exposições temáticas incluídas na programação geral.
3 - Cópias dos filmes e vídeos inscritos no Festival farão parte do acervo socioambiental FRICINE e poderão ser expostas em programas socioambientais, sem fins lucrativos, com consulta prévia e expressa autorização dos respectivos produtores.
4- Os produtores e diretores das obras cadastradas terão seus créditos impressos e divulgados pelos organizadores e responsáveis ​​pela FRICINE 2020, sempre que suas produções forem exibidas em qualquer apresentação.
5 - A Organização do Festival reserva-se o direito de exibir, gratuitamente, no cinema, internet e televisão, um excerto da obra selecionada para efeitos de divulgação do evento.
6 - O Comitê Organizador do evento não se responsabilizará por imagens e / ou músicas de terceiros utilizados nas obras inscritas, e qualquer ônus por problemas de direitos autorais caberá exclusivamente ao produtor / diretor da obra audiovisual.
7 - A CONCLUSÃO E APRESENTAÇÃO DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO SÃO INDISPENSÁVEIS ​​E OBRIGA O PARTICIPANTE À ACEITAÇÃO DESTE REGULAMENTO.
8 - Os casos omissos neste Regulamento serão analisados ​​pela Organização do FRICINE 2020.

Overall Rating
Quality
Value
Communication
Hospitality
Networking
  • Brenda Miguel

    Festival took place without communication with the movie makers. I never knew when my short film would be shown, nor any details. A bit disappointed with the communication team. I wonder if it's because the subscription is free. What a pity.

    June 2021
    Logo
    Response from festival:

    Dear Brenda Miguel,

    First of all, we apologize for answering you only now. We had to clarify the reasons why your film, very well evaluated by the selection jury, was not shown at the 9th FriCine.

    This was the first time, since 2006, that our Festival stopped being in person to start showing online, through a platform.

    Due to the Pandemic, we had to postpone the 9th edition of FriCine to 2021, and it was only made possible thanks to the resources of the Aldir Blanc Law of Support for Culture, in which FriCine got one of the first places in its category.

    Your film was considered very good, and therefore selected for the competition. The publication of all the selected ones was made on our website, but due to a mistake that we tried to investigate, without success, it was not included in the exhibitions that were shown between March 13th and 20th through the InnSaei platform.

    We are immensely sorry for this failure and we undertake, should it interest you, to consider "Pátria-ilê ilê" pre-selected for the 10th edition of FriCine.

    With regard to communication, this was carried out through our website, as well as via emails and social networks (facebook and instagram). Through these means, we publicized all the actions, exhibitions, lectures, workshops and lives of the event.

    At each edition, we strive to improve our communication, as well as the quality of the films, lectures and content of the Festival.

    Your comment helps us and is very important for us to correct our eventual flaws and offer the public an even better FriCine.

  • Everything was great, thanks for organizing.

    March 2021
  • Edson Carvalho

    Vinte nove anos de festival é pra lá de importante, é importantíssimo para o cinema nacional e internacional! Quanto mais por se manter com a mesma energia e qualidade em tempos tão difíceis. Participar disso é uma honra tremenda! Parabéns organizadores e muito obrigado!

    March 2021
  • gaetano di lorenzo

    Congratulations on a really interesting festival, I am honored to have participated in it

    March 2021
  • Thank you for choosing my films. It is a great honor.

    March 2021