Tanto Chão
I was always walking in the same direction. I got lost constantly. That Summer I decided to watch my father´s home movies. I got lost again. The faces and houses are now different and I don´t live in them anymore.
-
Anna AlmeidaDirector
-
ESMAEProducer
-
ICA, Institute of Cinema and AudiovisualProducer
-
Project Title (Original Language):Tanto Chão
-
Project Type:Documentary, Experimental, Short, Student
-
Runtime:6 minutes 55 seconds
-
Completion Date:November 1, 2016
-
Production Budget:100 EUR
-
Country of Origin:Portugal
-
Country of Filming:Portugal
-
Shooting Format:16 mm
-
Film Color:Color
-
First-time Filmmaker:No
-
Student Project:Yes - ESMAE
-
Family Film ProjectPorto
Portugal
November 16, 2017
Anna Almeida nasceu em Portugal, em 1989.
Mestre em Comunicação Audiovisual, especialização em Cinema Documental, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) pertencente ao Politécnico do Porto. O percurso filmográfico da realizadora constrói-se no território do cinema documentário: o seu primeiro filme resultante de uma prática académica na ETIC (Lisboa) denominado RUAS PARALELAS (2012), recebeu o primeiro lugar na Categoria de Documentário, na primeira edição dos prémios Sophia Estudante (2015) Academia Portuguesa de Cinema, uma curta metragem documental acerca da cidade como espaço mecânico vs espaço liberto para a criação visual nas estruturas arquitetónicas públicas da cidade de Lisboa.
TRANSMEANING (2013), é corealizado com Artur Maurício, uma curta-metragem documentário sobre o laboratório de dança, criado e lecionado pela coreógrafa Cecília de Lima, exibido durante a 5ª edição do festival INSHADOW.
Kalopsia (2013) é uma conceção audiovisual em loop, a instalação esteve em exibição na galeria Plataforma Revólver em Lisboa (2013-2014), em que a temática do corpo e do movimento é abordada sobre uma perspetiva poética e quase obsessiva.
TRANSEUNTE (2015), é o documentário, no qual é corealizadora com Bianca Martins, que surge da produção audiovisual realizada em Boticas, derivado da residência artística e associada ao Mestrado de Comunicação Audiovisual da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo).
TANTO CHÃO (2016) representa a componente prática resultante da finalização do mestrado, um short documentary realizado a partir de filmes de família e dessas memórias privadas de outros na construção de um objeto fílmico de cariz autobiográfico.